‘Instrução Normativa nº 39 do TST: O que se aplica do Novo CPC ao Processo do Trabalho? ‘ é tema de curso telepresencial da ESA/SE

Aracaju – A Escola Superior de Advocacia (ESA/SE) realizou na noite desta segunda-feira, 02, a primeira aula do curso telepresencial ‘Instrução Normativa nº 39 do TST: O que se aplica do Novo CPC ao Processo do Trabalho? ’, que foi transmitida ao vivo direto de São Paulo para Aracaju e outras 166 cidades do país. A aula ministrada por Fabio Rodrigues, especialista em direito do trabalho, foi acompanhada pelos advogados sergipanos no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/SE, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da capital.

De acordo com o diretor-geral da ESA/SE, Thenisson Dórea, o curso tem o objetivo de aproximar o advogado e o estudante de direito da prática do Direito Trabalhista. “Esse curso é específico. São os reflexos do Código de Processo Civil no Código de Processo do Trabalho, com ênfase no direito trabalhista através da normativa nº 39, que foi emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho para servir como um norte para os tribunais trabalhistas se posicionarem. O novo CPC tem uma característica fundamental, ele é a base para quem advoga. Então, se faz necessário saber o processo civil, independentemente da área que se atue. Outra coisa interessante em um curso como esse é a interatividade com quem ministra a aula, pois esse especialista está ao vivo e há canais de comunicação instantâneos, que facilitam o envio de perguntas e o esclarecimento de dúvidas dos alunos”.

Para a advogada Sarah Silva Mateus, que atua na área trabalhista, além da interatividade com os professores, os cursos telepresenciais proporcionam maior concentração aos alunos. “Como atuo na área trabalhista minha preocupação está concentrada mesmo em como o direito trabalhista irá funcionar a partir de agora com esse novo CPC. Por isso, oportunidades como essa que são oferecidas pela ESA, definitivamente, não podem ser perdidas. É uma conexão muito importante com profissionais de outros estados, com outras linhas de pensamento e esse debate é muito proveitoso. Sem falar que a aula telepresencial acaba sendo um pouco mais proveitosa, já que não há muita interrupção, e isso facilita a concentração, já que todos ficam muito focados”, ressaltou.

“Particularmente prefiro as aulas telepresenciais, pois o aproveitamento do conteúdo transmitido por esses especialistas é muito maior. Afinal, todos devem estar concentrados, já que não há ‘repeteco’, ou seja, se perdeu alguma informação, não há outra chance. Fiz vários cursos telepresenciais e percebo que são muito positivos neste sentido. Além disso, proporcionam aos alunos esse intercâmbio com profissionais de outros pontos do país, sem precisar se deslocar”, afirmou o advogado trabalhista Luiz Alberto Melo.

Recém aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a advogada Joyce Elaine Costa Martins Santos conta que a escolha pela área trabalhista foi algo muito natural. “Sempre acompanhava a rotina do meu pai, que entre outras especialidades, tinha uma forte ligação com o direito do trabalho. Na reta final da universidade cheguei até a desenvolver meu trabalho de conclusão de curso com foco na área criminal, mas depois, a afinidade com o direito trabalhista falou mais alto e mudei o direcionamento do trabalho dias antes do fim do prazo. E hoje, poder estar aprofundando meus conhecimentos em um curso como esse é algo que me dá muita satisfação e a certeza de que fiz a escolha certa”, afirmou.

Com carga horária de 4 horas, o curso será concluído nesta terça-feira, 03, das 19h às 21h. O próximo curso telepresencial ofertado pela Escola Superior de Advocacia será realizado nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio e tem como tema ‘Repercussões do Novo CPC Para o Direito Contratual’. Com a carga horária de 8 horas, o curso terá início às 19h e também será telepresencial. Nos próximos dia 20 e 21 acontece o curso ‘Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero’. A primeira aula será telepresencial e a segunda presencial, sendo que, a carga horária é de 11 horas.

Presenciais

O 4º Módulo do Curso sobre o Novo CPC ‘Inovações no Cumprimento de Sentença e Execução. Ações de Família e Cumprimento de Sentença’ acontece nos próximos dia 06 e 07. As inscrições já estão abertas (enquanto houver vaga) na sede da ESA e as aulas são gratuitas. Nos dias 13 e 14 será realizado o 5º Módulo do Curso sobre o Novo CPC ‘Procedimentos Especiais’. As inscrições estarão abertas a partir do dia 09 (enquanto houver vaga), e as aulas também serão gratuitas. Outras informações através do telefone (79) 3211-7304.