OAB/SE em defesa da proteção diária do Meio Ambiente

Reafirmando o compromisso histórico da entidade com a proteção ambiental, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, asseverou nesta segunda-feira, 4, que a Ordem envidará esforços diários para promover, defender e controlar, nos espaços públicos e privados, o Direito Ambiental em seus diversos segmentos.

Em reunião com representantes da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/SE e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Henri Clay afirmou que a entidade manterá a tradição de estimular a proteção ao Meio Ambiente. Para tanto, a Ordem apoiará a realização XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que será realizado em novembro.

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o Simpósio tem o intuito de trocar conhecimentos científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais. Sob o tema “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”, o evento busca ser uma ferramenta auxiliar na implantação da política de gestão dos recursos hídricos.

Para o presidente da organização do evento, em Aracaju, e membro da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/SE, Ailton Francisco da Rocha, o apoio da Ordem em iniciativas como esta é fundamental. “A participação da Ordem é muito relevante por tudo que ela representa para o Estado. Isso cria uma sinergia essencial em defesa dos nossos recursos naturais”, disse.

Presente à reunião, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, afirmou que a participação da OAB/SE é fundamental, tendo em vista o papel constitucional de representar a sociedade e de defender a cidadania. “A Ordem é uma entidade que tem compromisso com a cidadania e cidadania é também Meio Ambiente e qualidade de vida”, considerou Olivier.

“A OAB/SE entende que, diante das demandas do uso do Rio Sergipe e dos atuais problemas em relação ao Rio São Francisco, o debate sobre os recursos hídricos é urgente e necessário. A Ordem, que tem um histórico de atuação em defesa do Velho Chico, não poderia deixar de dar atenção ao tema”, afirmou Fábia Ribeiro Carvalho de Carvalho, presidente da Comissão.