Em curso presencial, ESA aborda Mediação como um mercado de trabalho promissor

O curso presencial da Escola Superior de Advocacia de Sergipe – ESA, colocou em debate na última sexta-feira, 22, a Mediação como um promissor mercado de trabalho. Para essa discussão, a mesa contou com a presença do professor e membro do Colégio de Presidentes de Mediação e Arbitragem do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Dornelles.

Em busca de um resultado satisfatório por meio de técnicas de comunicação e de negociação assistida, a Mediação é um método alternativo de resolução de conflitos em que o mediador facilita o diálogo entre as partes. Além de ser mais célere que a via judicial, a Mediação é um procedimento mais vantajoso por apresentar menor curso financeiro aos envolvidos.

Em sua palestra, Ricardo realizou um apanhado histórico da efetivação do método alternativo no país, destacou suas especificidades e defendeu-a como um mercado novo, que está no mais pleno crescimento. “Este é um mercado que humaniza o judiciário e que veio para ficar. O Conselho Federal da Ordem tem dado todo o incentivo para o desenvolvimento da Mediação”.

Para a coordenadora de Direito de Resolução Alternativa de Conflito da Escola, Ana Sarmento, a Mediação entrou no Novo Código de Processo Civil para trazer mais segurança jurídica. “Nós entendemos a necessidade da implementação da cultura da Mediação na sociedade porque ela traz uma releitura vital da maneira como nós tratamos os nossos conflitos”, considerou.

Presente ao curso, a advogada, Alexandra Nascimento, considerou a palestra fundamental para ampliar o conhecimento do mediador e possibilitar maior esclarecimento sobre sua área de atuação. “Em Sergipe, ainda não há uma prática ampla da Mediação. Portanto, é essencial ressaltar sua importância e conscientizar que ela pode ser praticada por qualquer área”, disse.