OAB/SE lança Comitê de Combate ao Caixa 2 Eleitoral

Na abertura do curso “Direito Eleitoral: eleições municipais 2016”, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, fez o lançamento nesta quarta-feira, 27, do Comitê de Combate ao Caixa 2 Eleitoral. Em defesa de uma transformação política profunda, o Comitê pretende fiscalizar as práticas políticas nas eleições deste ano.

“Esse é um instrumento da sociedade, um espaço em que ela participará sob duas vertentes de atuação: a conscientização do voto, um exercício de cidadania; e a denúncia de qualquer tentativa de corrupção eleitoral, o cerne de todos os males da administração pública. As eleições limpas são fundamentais para a efetivação da plena democracia”, afirmou.

Empossado na ocasião, o coordenador do Comitê, Wilson Wynne de Oliva Mota, considera que a iniciativa reafirma a atuação histórica da entidade em defesa dos interesses da sociedade. “Desde sua existência, a Ordem sempre teve uma participação efetiva em defesa da população e das causas sociais. Diante do atual cenário, a OAB/SE não poderia fazer diferente e ficar de mãos atadas”.

Composto por representantes de instituições jurídicas do Estado, o Comitê analisará os gatos dos partidos políticos durante o período de eleições. Além disso, tem o propósito de mobilizar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização de candidatos nas eleições 2016.