6ª Corrida dos Advogados: Nutricionista esportiva dá dicas e ensina ‘Shake Pré-Prova’

A corrida é um esporte de impacto muito desgastante e a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado. Por isso, ela deve ser equilibrada e completa, a fim de permitir que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e um bom desempenho seja alcançado.

Uma alimentação correta ajuda a evitar a fadiga, melhora o período de recuperação, diminui os riscos de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia. Por isso, faltando poucos dias para a 6ª Corrida dos Advogados, buscamos orientações valiosas para que você corredor possa melhorar ainda mais o seu desempenho nos treinos e principalmente durante a prova.

Confira as dicas da nutricionista clínica e esportiva funcional, Andréa Gonçalves:

– A elaboração do plano alimentar para um praticante de atividade física deve levar em consideração diversos fatores como as rotinas de treino, tipos de atividades, rotina de trabalho, hábitos alimentares, histórico familiar de doenças, percentual de gordura, massa muscular, clima, entre outros. A primeira dica é nunca testar um novo alimento e/ou suplemento em dia de prova, teste todas as possibilidades nos treinos.

– A ingestão de carboidratos é fundamental, mas a qualidade desse carboidrato é o que mais importa. Aposte nas raízes e frutas como banana ou açaí. Precisamos de uma alimentação completa, então, não se esqueça das fontes de proteína, como ovo, frango ou WheyProtein e gorduras do bem, como coco e abacate.

1525220_10152005362722758_275075101_n Além de nutricionista clínica, esportiva e funcional, Andréa Gonçalves também é corredora.

– Como a corrida é no final da tarde, ao longo do dia tenha uma alimentação leve com alimentos que fazem parte da sua rotina, por exemplo, um café da manhã com raízes e ovos, almoço com muita salada, arroz integral e frango, um lanche com frutas e castanhas. Cerca de 30 minutos antes da prova prefira uma alimentação que garanta energia, mas que tenha uma boa digestibilidade, uma boa opção são os shakes, as quantidades são individuais mas devemos ter uma opção equilibrada.

A nutricionista reforça ainda, que quando as demandas nutricionais não são atingidas, o esportista pode ter sua recuperação pós-treino prejudicada e, futuramente, sua saúde poderá vir a ser comprometida. “Por isso, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista para avaliar quais nutrientes deverão ser inseridos na alimentação, de forma que os objetivos sejam alcançados sem que haja o desenvolvimento de carências nutricionais”, destacou Andréa.

– A hidratação é outro fator importante que deve ser considerado durante a corrida. Temos maior perda de água e sais minerais e, por isso, fique atento e beba goles de água a cada 20 minutos.

– A dica final é aproveitar todos os momentos da energia maravilhosa das corridas!

Veja essa receita simples passada pela especialista, que pode dar aquela força antes da prova:

Shake Pré-Competição
1 banana (pode ser congelada) (energia e nutrientes essenciais);
2 colheres de sopa de coco ralado (gorduras do bem, fonte de energia rápida, termogênico);
½ medida de WheyProtein (evita a perda de massa muscular e a fadiga precoce);
1 colher de sobremesa de cacau em pó ( vasodilatador, facilita a entrada de nutrientes no músculo);
200 ml de água de coco (isotônico natural, evita câimbras).

– Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir 30 minutos antes da prova.