No mês da advocacia, presidente da OAB/SE defende indispensabilidade do advogado para consolidação da democracia

No mês da advocacia, durante mais uma solenidade de compromisso de novos advogados sergipanos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, defendeu nesta segunda-feira, 8, a indispensabilidade do advogado para a consolidação da democracia, o fortalecimento da cidadania, e a defesa das liberdades públicas.

Para Henri Clay, mesmo diante do grande desequilíbrio do processo e do atual desprestígio da defesa, a advocacia deve ser sempre comemorada. “O cidadão que nutre dentro de si a militância da justiça social, sabe que a advocacia deve ser celebrada por seu papel vital e estratégico para a consolidação da democracia e o fortalecimento da cidadania”, afirmou.

Em discurso de boas-vindas aos novos profissionais, o advogado, Evaldo Campos, ratificou a fala do presidente da OAB/SE e defendeu o advogado como o relicário das dores alheias e o elemento fundamental para a construção diária da justiça. Ovacionado pelos jovens profissionais, Evaldo afirmou que “os novos advogados serão parte da construção de uma OAB forte e respeitada, que não se dobra diante da insolência do poder e tem sensibilidade”.

“O advogado é o apóstolo da liberdade, é o arauto da esperança e é a gota de bálsamo que refresca os corações ensandecidos pelo desprezo, pela perseguição e pela postura arrogante daqueles que só sabem viver em regime de autoridade. Tenho certeza de que esses jovens advogados irão cumprir o seu papel e farão com que a OAB/SE seja uma árvore que dá sombra, flores e frutos, e que, sobretudo, iça a bandeira da esperança”, discursou Evaldo.

Em sua fala, a oradora da turma, Soyara Ferreira Silva Pereira, destacou a necessidade de exercer a profissão com rigor ético e coragem, tendo em vista que a atuação do advogado está expressa na Constituição Federal como indispensável à administração da Justiça. “Na condição de profissionais, devemos reconhecer a supremacia e a força da nossa Constituição Federal. A advocacia requer compromisso, dedicação, aperfeiçoamento e humanidade”, ponderou.

Para o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, essas solenidades renovam o compromisso com a missão institucional do advogado. “Essa cerimônia significa, sobretudo a renovação da Ordem, a chegada de novos pares para reforçar e oxigenar o nosso exército na luta pelo direito e pela justiça em prol do aperfeiçoamento do Estado Democrático”, considerou Aurélio.

Na ocasião, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, Ana Lúcia Aguiar, afirmou que ver jovens determinados a seguir a advocacia é gratificante. “São eles que farão a nossa instituição amanhã. Para mim, enquanto presidente da CAASE, ver aqui jovens advogados, filhos de amigos e colegas que hoje trabalham comigo, é um momento ímpar”.

Confira as fotos aqui.