I Encontro entre o Direito e o Espiritismo é realizado pela AJE em parceria com a ESA

Na noite desta terça-feira, 30, a Associação Jurídico-Espírita do Estado de Sergipe – AJE em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Sergipe – ESA, realizou o ‘I Encontro entre o Direito e o Espiritismo: O Operador do Direito Espírita e Seu Papel na Promoção da Justiça.

“Sou espírita há alguns anos e quis o destino me colocar como presidente da AJE neste primeiro biênio, que é alinhada à Associação Jurídico-Espírita do Brasil e possui um trabalho de expansão em todo país. Nosso objetivo é promover essa reflexão a partir da norma jurídica, trazer os princípios da doutrina, os princípios cristãos, pois a doutrina de Kardec é uma doutrina cristã e a gente percebe que como o Direito regula as relações sociais, de fato, tem muito a colher desta fonte”, destacou Tatiane Gonçalves Miranda Goldhar, que além de presidente da AJE é vice-diretora de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia.

DSC_2050A vice-diretora da Escola Superior de Advocacia, Silvana Farias, destacou a parceria que além de promover conhecimento, envolveu os participantes em uma ação de solidariedade. “O tema interessante por si só já atraiu a nossa atenção, bem como do público que compareceu em peso esta noite. Além disso, esse encontro ainda envolveu o público com a solidariedade, já que para efetivar a inscrição os admiradores e seguidores da doutrina espírita contribuíram com 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados pela AJE a uma instituição de caridade”, disse.

O evento, que reuniu cerca de cem pessoas no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, no Centro de Aracaju, teve como palestrante a promotora de Justiça Euza Missano, que destacou a relação entre o Direito e o Espiritismo.

DSC_2096“Xico Xavier diz que o espírita tem que desidratar seja pelo suor do trabalho ou pelas lágrimas de sofrimento, e eu escolhi desidratar pelo trabalho. Por isso, enquanto operadora do direito, na função de promotora de Justiça, me senti convidada a palestrar sobre esse tema ‘O Operador do Direito Espírita e Seu Papel na Promoção da Justiça’. Já são quase 15 anos de doutrina espírita e estou extremamente honrada por fazer a abertura deste, que é o primeiro de muitos eventos que serão organizados pela Associação Jurídico-Espírita do Estado de Sergipe, e que hoje contou com o apoio valioso da OAB/SE, através da Escola Superior de Advocacia. O principal, é que a doutrina não vem para o espírita, mas sim, para a transformação do mundo através do olhar o outro de forma diferenciada e assim promover um mundo melhor e mais justo”, ressaltou a promotora.

DSC_2009“O tema foi o que mais me chamou a atenção e por isso fiz questão de participar da palestra. Estudo a doutrina há cerca de 8 anos e a cada evento, a cada oportunidade é uma nova chance de aprender mais. São ensinamentos que de fato nos preparam para a vida, para desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível e assim conquistamos o equilíbrio que tanto precisamos nesta vida cada vez mais corrida”, afirmou a médica Rosemeire Amante.

A busca pelo conhecimento foi o que também atraiu a contabilista Márcia Luiza Santos Nascimento. “São lições que levo para minha vida em família, no trabalho, e nesta caminhada de conhecimento da doutrina e autoconhecimento nos tornamos pessoas melhores”, destacou.