OAB/SE presente ao ato de homenagem póstuma à ex-presidente da entidade

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, participou nesta segunda-feira, 3, do ato de homenagem ao ex-presidente da Ordem, Osman Hora Fontes (1916-1992). Realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério Público Federal e a Academia Sergipana de Letras Jurídicas, o ato homenageou o centenário do advogado, professor e procurador da República.

“Osman Hora foi um homem de letras jurídicas, com uma retidão de caráter e um compromisso cívico que deixou um legado de referência por gerações. Como ex-presidente da OAB, dignificou a advocacia de Sergipe e honrou as tradições da Ordem dos Advogados do Brasil. Tudo o que fez, realizou com muita competência e dignidade”, considerou Henri Clay.

A ocasião foi marcada pela doação da biblioteca do homenageado ao Ministério Público Federal, por parte dos seus familiares. Mais de 11 mil exemplares serão disponibilizados ao público na futura sede do MPF em Sergipe. A deputada estadual Ana Lúcia Menezes, filha de Osman, era a guardiã do acervo e emocionou-se ao discursar sobre a vida do procurador.

Representando a OAB/SE, o advogado, Evaldo Campos, recordou a atuação honrosa de Osman, em toda sua vida. “Com ele aprendi a lição que mais tarde me seria revelada por Gibran Khalil: ‘o mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura’. E foi de amor e ternura que Osman alimentou gerações que buscavam nas águas puras do seu conhecimento, mergulhar nos braços da sabedoria”.

Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, Osman Hora “tem uma história muito bonita no Estado”. “Ele prestou relevantes serviços à sociedade sergipana. A sua presença faz muita falta. A sua dignidade e sua probidade, que ele sempre representou em nossa sociedade, fazem muita falta nos dias de hoje”, afirmou o conselheiro.

Como parte das homenagens, um livro ainda será lançado com o único conteúdo que Osman deixou para publicação: seus discursos como paraninfo de quatro formaturas. Além de outras autoridades, também esteve presente a presidente da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira Pessoa.

Osman Hora Fontes nasceu em 3 de outubro de 1916, na cidade de Riachão do Dantas, e atuou como juiz; advogado; presidente da OAB/SE; professor; cargo equivalente à secretário de segurança pública; procurador federal, no Rio de Janeiro; procurador geral da República, em Sergipe; e procurador chefe do Estado, cargo que ocupou por 37 anos até sua aposentadoria.

Fonte: TCE