OAB/SE REALIZA I SEMINÁRIO DE DIREITO DESPORTIVO

Com o objetivo de inserir e ampliar o debate sobre o Direito Desportivo no meio jurídico sergipano, a Escola Superior de Advocacia (ESA) realiza no próximo dia 28, o I Seminário Sergipano de Direito Desportivo. De acordo com a Coordenadoria Científica de Direito Desportivo da ESA, o evento surgiu pela falta de profissionalização na área, observada pelo crescente interesse de profissionais de vários seguimentos logo após a realização dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Embora seja um ramo ainda de domínio masculino, o evento tem como foco mostrar também a participação da mulher dentro desse universo e desmistificar esse entendimento. Para tanto, o seminário contará com a participação de profissionais femininas que atuam nesse campo, a exemplo da apresentadora do Globo Esporte Sergipe, Tâmara Oliveira, que vai tratar do painel sobre a imprensa desportiva e o papel da mídia na cobertura dos eventos desportivos.

Durante o encontro serão discutidos temas voltados ao Direito Desportivo do Trabalho; Direito Desportivo Empresarial, Justiça Desportiva e Jornalismo no Direito Desportivo. A ideia é suscitar controvérsias sobre assuntos polêmicos inseridos nas temáticas em questões. Dessa maneira, conteúdos como lesão, acidentes de trabalho, direito de imagem, legislação desportiva, direito de arena, entre outros, estarão inseridos nas temáticas trabalhadas pelos palestrantes do evento.

Para a Advogada e Coordenadora Científica de Direito Desportivo da ESA, Leila Barreto, o evento pretende além de levar conhecimento, promover a capacitação e estímulo aos profissionais que atual na atividade, sejam eles nutricionistas, advogados, jornalistas, educadores físicos, farmacêuticos. “Queremos promover essa interdisciplinaridade. Apresentar aos presentes o que abrange o Direito Desportivo, e que embora seja uma área pouco conhecida, tem amplo mercado de trabalho”, comenta Leila que também é autora de artigo voltado para o Direito Desportivo e será uma das palestrantes do dia com o tema “A evolução histórica dos jogos olímpicos e a participação das mulheres no meio desportivo”.

Presença Confirmada

A programação foi pensada de maneira que pudesse atender aos anseios de cada categoria, em especial ao advogado que milita na esfera ou que tenha interesse em iniciar sua atuação. Assim, vários profissionais e autoridades de renome nacional estarão presentes no I Seminário Sergipano de Direito Desportivo, trazendo suas experiências de vida profissional e estudos voltados a temática.

Abordando o painel sobre Direito Desportivo, cuja abrangência engloba o direito desportivo empresarial, a jurisdição sob a ótica constitucional, Câmara Nacional de Resolução de Disputas – CNRD, o evento traz como palestrantes o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/AL, Flávio Moura; o procurador do TJD CPB, Milton Jordão e o coordenador geral da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF, Rafael Fachada.

O Seminário também vai contar com a participação do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos; do diretor do Clube de Regatas Vasco da Gama e Advogado Trabalhista do São Paulo Futebol Clube, Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga; da Procuradora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Danielle Maiolini; do vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, de colunista dos sites da Universidade do Futebol e da Rádio Itatiaia, Gustavo Souza; do diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, Caio Medauar e do sócio fundador do Instituto de Direito Desportivo da Bahia – IDDBA, Cristiano Possídio.
O evento acontece no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/SE a partir das 8h30, e as inscrições ainda podem ser realizadas através do site: www.esasergipe.org.br. Informações pelos telefones (79) 3211-7304/ 98172-8994.