Estudantes conhecem atuação da OAB na defesa da advocacia, da democracia e da sociedade

Em visita à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, estudantes do 7º e do 8º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes – Unit, conheceram e vivenciaram nesta sexta-feira, 25, a história e a atuação cotidiana da instituição na defesa dos direitos humanos, da advocacia, da sociedade civil organizada e do Estado Democrático de Direito.

No encontro, o presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, falou sobre o papel da advocacia na sociedade e relembrou as finalidades precípuas da entidade. “São essas finalidades que demonstram a importância da Ordem. A OAB é uma autarquia de natureza especial porque tem atribuições constitucionais destacadas para além de um conselho de classe”, afirmou.

“A Ordem dos Advogados do Brasil é a única instituição da sociedade civil organizada que tem legitimidade para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade. Esse é um grande e importante reconhecimento de que a Ordem, ao longo da sua história, sempre defendeu a cidadania, a democracia e os mais altos interesses republicanos”, completou o presidente da instituição.

Para o estudante do 8º período, Carlos Alberto Vieira da Rocha, a visita à Ordem representa a realização do curso acadêmico. “Tive a sorte de assistir palestras do presidente da Ordem na Unit e eu acho que vir à OAB é a realização de qualquer curso acadêmico de Direito. Aqui é a nossa casa e aqui que é onde nós vamos estar a vida toda. Sinto-me realizado por estar aqui“.

Presente ao encontro, a graduanda, Maria Auxiliadora Aragão de Souza, avalia a fala do presidente como um discurso que transcende o conhecimento jurídico e compreende o desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão. “Presenciei uma das melhores palestras da minha vida, que tocou fundo na alma porque trouxe para nós a consciência do conhecimento jurídico, mas também o nosso percurso enquanto ser e o que é preciso para ser um profissional competente”.