2016: Um novo marco para a história da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe

Um ano de inúmeras realizações. Assim, podemos definir 2016 para a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE. Um ano, que marcou o início de uma nova era, afinal, este foi o primeiro da gestão 2016/2018 e entre ações e projetos desenvolvidos pela diretoria capitaneada pela presidente Ana Lúcia Aguiar, nas mais diversas áreas, um ponto em comum: integração.

E foi para integrar capital e interior, advogados e advogadas, dependentes e o público externo, ou seja, a sociedade sergipana, que a instituição criada com o objetivo de ser o braço social da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) manteve a tradição de promover conhecimento, saúde, bem-estar, entretenimento e ações sociais que envolveram a advocacia sergipana.

“O principal objetivo dessa gestão é dar continuidade ao trabalho que a instituição vem desenvolvendo ao longo de sua história. Além, de estar presente em cada regional da nossa OAB, trabalhando incansavelmente pelo bem-estar e qualidade de vida dos nossos colegas advogados e de seus dependentes. Implementando novos benefícios e convênios que possam trazer ainda mais resultados positivos para a classe, propiciando assim, o retorno aos advogados da sua anuidade, formando um só corpo com a OAB-SE, elevando a advocacia sergipana ao patamar mais respeitoso e digno que se possa alcançar”, destacou a presidente Ana Lúcia Aguiar.

Hoje, a Caixa de Assistência dos Advogados conta com uma gama de serviços, entre os quais, três primordiais: Auxílio Maternidade, no qual a advogada que tiver ou adotar um filho tem direito a um valor com o objetivo de auxiliar em despesas iniciais; Auxílio por Morte, nesse benefício o dependente do advogado falecido recebe o valor equivalente a três anuidades da OAB Sergipe; e o Auxílio Alimentação, que tem a finalidade de prestar assistência a advogados que estejam em situação de grave risco, sendo que o benefício consiste no valor correspondente ao de uma cesta básica no estado de Sergipe.

Além dessas assistências, que foram prestadas a 40 beneficiários em 2016, em setembro deste ano, a presidente Ana Lúcia Aguiar, deferiu a criação de mais um benefício: o Auxílio Pecuniário, que será concedido ao advogado necessitado, nos casos de incapacidade total ou parcial impeditivo do trabalho, em caráter transitório ou permanente. O primeiro advogado a receber o benefício foi o Dr. Adailson de Jesus Santos, vítima de um acidente automobilístico, que o incapacitou de exercer suas funções durante um longo período. “O acidente foi muito grave. Perdi o controle da direção, o carro capotou e colidiu com uma árvore nas proximidades de Salgado. Tive várias lesões, fiz três cirurgias e desde junho estou afastado das minhas atividades profissionais. O auxílio concedido pela CAASE ajudou muito na realização de exames, medicação, na manutenção do tratamento como um todo e só tenho a agradecer à presidente Ana Lúcia pela sensibilidade que teve ao tomar conhecimento do meu caso”, afirmou o advogado.

Há ainda os serviços do gabinete odontológico, que são disponíveis aos advogados e seus dependentes, que contam com cinco procedimentos gratuitos. Os associados também têm à disposição o consultório multidisciplinar, que conta com profissionais das áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia. O sucesso desses projetos desenvolvidos pela Caixa de Assistência é comprovado em números: 900 atendimentos realizados somente este ano.

E não para por aí, pois a advocacia sergipana e seus dependentes contam ainda com plano de saúde, plano de previdência, aulas de informática para a melhor idade, atividades de incentivo à prática esportiva como o Clube de Corrida dos Advogados, que atingiu 151 participantes, e o Estúdio Pilates, que em 2016 ficou ainda mais completo com a chegada de um novo aparelho que ajuda a fortalecer a coluna e os músculos, beneficiando todo tipo de pessoa, incluindo àquelas com mobilidade reduzida. “É um aparelho bem versátil, sua altura favorece o uso por pessoas acamadas, deficientes, gestantes e até iniciantes. Sendo de mola, não causa impacto durante o exercício e vai desde o alongamento ao fortalecimento. Com esse aparelho o aluno consegue realizar diversos movimentos, principalmente, aéreos”, destacou Sanny Vago Reis, professora. O resultado dos investimentos no espaço foi a conquista de novos alunos e em 2016 eles já são 67 no total entre advogados e dependentes.

Os convênios que asseguram descontos em estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, concessionárias de veículos, hospitais, clínicas médicas e de estética, médicos, farmácias, passagens aéreas, dentre outros benefícios também ganham atenção especial ano a ano. Esta dedicação resultou em 83 convênios firmados e em 2017 a meta é continuar conquistando mais vantagens para a classe advocatícia. Neste ano, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe firmou seu primeiro convênio educacional e a instituição escolhida foi o Colégio Salesiano. “Esse é um momento muito especial para Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. O convênio com essa renomada instituição de ensino da nossa capital fortalece ainda mais o amplo leque de benefícios ofertados pela CAASE aos seus associados. Vale ressaltar que essa conquista teve a participação fundamental e essencial da responsável pelo setor de convênios da Caixa, Heloísa Meneses”, destacou a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.

Outros cinco convênios educacionais foram firmados a partir de então, com as seguintes instituições: Colégio do Salvador, Colégio Jardins, Colégio Coesi, Colégio Amadeus e com a Mazza Educação Executiva – Conveniada à FGV em Sergipe.

Projetos e Ações

Verão Saúde

De janeiro a dezembro, ações e projetos movimentaram a classe advocatícia. Em janeiro foi realizada a 6ª Edição do Projeto Verão Saúde, que levou diversas atividades físicas para o Calçadão da 13 de Julho, na Zona Sul da capital. Além de estimular a prática de atividades ao ar livre, a equipe do CAASE Saúde realizou exames de glicemia e pressão arterial para o público. O empresário Paulo Freire aproveitou a ação. “Isso é muito importante, pois não sabia que estava com as minhas taxas normais. Espero que vocês permaneçam aqui por mais tempo prestando este serviço à população”.

Mobilização e Caravana CAASE

No mês de março, a CAASE desenvolveu uma mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e do zica vírus, no Bairro Santa Maria, na Zona Sul. A ação integrou um projeto desenvolvido pelas Caixas de Assistência de todo o país, através da CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados. Outra ação desenvolvida pela CAASE Saúde foi durante a Ação Global 2016, que levou serviços de saúde a exemplo de exames e testes rápidos à população, além da divulgação do papel da Caixa de Assistência e sua contribuição social para com a sociedade sergipana. Somente nesses dois projetos a CAASE prestou 776 atendimentos.

Além da atenção à saúde, esse mês foi marcado pelas visitas às regionais do interior do estado, através da Caravana CAASE, que desenvolveu ações em Lagarto e Propriá. E como março é o Mês da Mulher, a Caravana CAASE encerrou sua jornada de ações e homenagens realizadas nas regionais de Lagarto, Itabaiana, Estância, Propriá e Nossa Senhora da Glória, na sede da instituição em Aracaju com um grande evento para celebrar ‘As Múltiplas Dimensões da Mulher Contemporânea’, realizado em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). “A igualdade entre homens e mulheres é uma urgência, um trabalho que deve ser feito em todos os espaços da sociedade”, assegurou a presidente Ana Lúcia Aguiar.

Vacinação H1N1

Entre os meses de abril e setembro a Caixa de Assistência realizou a ‘Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1’. A imunização ocorreu em Aracaju, na sede da instituição, bem como nas Regionais da OAB no interior sergipano. Foram beneficiados advogados, advogadas e dependentes. O diretor da Escola Superior de Advocacia de Sergipe – ESA, Kleidson Nascimento, aproveitou a última chamada e levou toda família. “É muito importante estar com a saúde em dia e nada melhor que estender esse cuidado a toda família. Atendi ao chamado feito pela CAASE agora estão todos protegidos”, ressaltou.

1º Encontro Sênior e 1ª Ação Social da Catedral Metropolitana de Aracaju

O 1º Encontro Sênior realizado em maio marcou a posse da Comissão Sênior da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE e reuniu referências da advocacia sergipana em uma confraternização realizada em um hotel da Zona Sul da capital. “Foi nesta comissão que brotou a semente do Coral Advocanto, que tanto nos enche de orgulho. Só tenho que agradecer à CAA/SE, por enaltecer a Comissão Sênior, que é responsável por vários projetos que visam a integração, o bem estar, e também o amor ao próximo”, destacou a presidente interina Lenieverson Santana.

Maio também marcou a participação da CAASE na 1ª Edição da Ação Social da Catedral Metropolitana de Aracaju realizada na Praça Olímpio Campos, no Centro da capital. Com o objetivo de levar cidadania à população, a iniciativa do pároco Manuel Barbosa promoveu acesso a serviços de saúde e bem-estar, cuidados com a beleza, orientação jurídica e retirada de documentos através do Instituto de Identificação. “Trazer a igreja para perto da comunidade sempre foi uma de minhas missões e graças a amigos que se somam a esta causa podemos promover um dia de cidadania a toda população. Só tenho a agradecer a presença da CAASE coordenada pela querida Ana Lúcia, que fez deste projeto um sucesso”, ressaltou o padre Manuel Barbosa.

XIII Forró dos Advogados

Marcando a abertura dos festejos juninos em Sergipe, a 13ª edição do Forró dos Advogados reuniu no dia 03 de junho advogados de todas as idades e o público em geral na AABB. Em uma programação em que houve a energia contagiante da banda Rojão Diferente, o autêntico forró do cantor Marcos Giva e a tradição do Trio Pé de Serra, a festa junina promoveu um resgate do arrasta-pé tradicional e garantiu a diversão e a alegria de todo o público com as quadrilhas juninas. Idealizador do Forró dos Advogados, o presidente, Henri Clay Andrade, afirma que a festa é uma tradição no Estado. “O Forró foi criado em minha primeira gestão, em 2004, como presidente da Ordem, um evento feito para a advocacia sergipana e toda sua família”, destacou.

“O fato da Caixa e da OAB, juntas, terem resgatado o autêntico Forró dos Advogados causa uma imensa alegria para todos nós e esse sentimento contagiante irá se repetir no próximo ano”, ressaltou a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.

6ª Corrida dos Advogados

A 6ª Edição da Corrida dos Advogados realizada em agosto consagrou o sucesso da competição que virou tradição no calendário esportivo de Sergipe. Com recorde de inscritos e inovação com a modalidade kids, a prova atraiu mais de mil pessoas à Praça do Mini Golfe, no Bairro São José, Zona Sul de Aracaju. “Tenho muita satisfação em ver um projeto criado por mim, que a cada edição, reafirma seu sucesso. Neste ano, recorde de inscritos, modalidade kids, espaços e atividades de lazer e bem-estar para toda família, e o melhor, conseguimos reunir corredores de todas as idades, consagrando assim o sucesso e a grande festa do esporte que é a Corrida dos Advogados”, afirmou o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Inácio Krauss.

1º Convênio Educacional

Neste ano, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe firmou seu primeiro convênio educacional. A parceria com o Colégio Salesiano foi sacramentada em setembro na sede da instituição de ensino localizada no Bairro Cirurgia, em Aracaju. Com o convênio, advogados, estagiários de Direito inscritos na OAB/SE, bem como funcionários da CAASE e OAB/SE terão a partir de agora 20% de descontos nas mensalidades. “Esse é um momento muito especial para Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. O convênio com essa renomada instituição de ensino da nossa capital fortalece ainda mais o amplo leque de benefícios ofertados pela CAASE aos seus associados. Vale ressaltar que essa conquista teve a participação fundamental e essencial da responsável pelo setor de convênios da Caixa, Heloísa Meneses”, destacou a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar. Outros cinco convênios educacionais foram firmados a partir de então, com as seguintes instituições: Colégio do Salvador, Colégio Jardins, Colégio Coesi, Colégio Amadeus e com a Mazza Educação Executiva – Conveniada à FGV em Sergipe.

Campanha em prol do asilo SAME

A Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, através da sua Comissão Sênior, arrecadou em setembro mais de 200 pacotes de fraldas geriátricas durante uma campanha que mobilizou a advocacia sergipana e o público em geral para beneficiar os idosos assistidos pelo asilo SAME. Diversas ações foram realizadas, a exemplo, das blitze em diversos supermercados da capital, bem como pontos de arrecadação montados na Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas – ASSAT, Sala dos Advogados da Justiça do Trabalho, na Defensoria Pública Estadual, Fórum Gumercindo Bessa, Central de Mandados do Tribunal de Justiça de Sergipe, e também na sede da CAASE, no Centro de Aracaju. Parceiros também se mobilizaram e fizeram doações como a Associação de Procuradores do Município de Aracaju.

“Em nome da Comissão Sênior da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, agradeço o empenho e a colaboração de todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da campanha”, destacou a presidente interina da Comissão Sênior, Lenieverson Santana.

Homenagem ao vice-presidente da OAB/SE

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Inácio José Krauss, foi homenageado no final do mês de setembro por sua atuação efetiva como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE. A homenagem, um ato de aposição de sua foto na galeria de ex-presidentes da Caixa, simboliza o reconhecimento por suas obras e conquistas. De 2011 a 2015, as principais realizações de sua gestão foram as criações do clube da Corrida; do Gabinete do Jovem Advogado; do coral Advocanto, da Corrida dos Advogados, etc. Além disso, Inácio implantou, os consultórios odontológico e multidisciplinar; o auxilio maternidade; a informática para advogados na melhor idade; o aplicativo da instituição e a CAASE Saúde.

“Esse foi um momento de agradecimento à diretoria, tanto da primeira quanto da segunda gestão, pois os louros são de todos. Haja vista sempre primarmos por uma gestão compartilhada, bem como aos colaboradores da CAASE e a todos os advogados e seus dependentes, que confiaram na implantação dos serviços, os utilizaram e os aprovaram”, disse Inácio Krauss.

VIII Feijoada dos Advogados

No dia 08 de outubro foi realizada a VIII Feijoada dos Advogados, na Mansão da Praia localizada no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju. Para a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar, o evento que congraça a advocacia foi marcado também pela ação realizada em parceria com a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO, que fez um alerta especial para as mulheres durante o mês que marcou o luta contra o câncer de mama. “O evento foi excepcional. Os colegas compareceram para se confraternizar e interagir num momento de lazer e congratulação. Fiquei muito satisfeita, pois além disso, a parceria com AMO serviu para alertar sobre a conscientização do cuidado que devemos ter com a nossa saúde, principalmente, nós mulheres com o câncer de mama”, enfatizou.

Curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’

Em outubro, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE promoveu o curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’. As palestras ministradas por diversos especialistas nas áreas de saúde, comportamental e jurídica, foram acompanhadas por cerca de 50 inscritos que se dedicaram durante três dias de qualificação.

Copa Society 2016

Recorde de atletas inscritos, integração entre advogados de todas as regiões de Sergipe e muitas homenagens. Esse foi o balanço da Copa Society 2016, competição realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), através da Caixa de Assistência dos Advogados – CAASE, na AABB, Zona Sul de Aracaju, em novembro. A equipe do Bayern, que teve como capitão o presidente da Comissão de Esportes da CAASE, Edmilson Junior, foi a grande campeã da competição ao vencer por 4 a 1 o Chelsea formado por atletas da Regional de Lagarto. “Nosso intuito foi o de agregar advogados de todas as regiões de Sergipe e estamos satisfeitos porque conseguimos atingir esse objetivo, pois a competição foi um sucesso em todos os sentidos a começar pelo número de atletas inscritos”, destacou Edmilson Junior.

“Por todas essas realizações e grandes projetos realizados em 2016 só tenho a agradecer aos advogados, advogadas, aos colaboradores e aos nossos patrocinadores que estiveram junto conosco para que esse primeiro ano de gestão fosse um sucesso”, enfatizou a presidente Ana Lúcia Aguiar.