OAB entrega carteiras em Aracaju e Itabaiana

Nesta quinta-feira, 1° de março, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe deu boas-vindas a 37 novos advogados. Em duas solenidades realizadas em Aracaju no período da tarde e a noite em Itabaiana, o presidente Henri Clay falou sobre o compromisso com a ética e ressaltou que a advocacia é a garantia da democracia.

“A Constituição Federal é clara: os advogados são invioláveis por seus atos e manifestações no exercício da profissão. Nós somos estratégicos ao Estado Democrático para garantir, em juízo e fora dele, um processo judicial ético, democrático, equilibrado e imparcial; para que garanta ao cidadão  o amplo direito de defesa, do contraditório e do devido processo legal. O direito, sobretudo, de ser ouvido. Nós, advogados, somos a voz da democracia”, disse.

Presente nas duas sessões a presidente da CAA/SE, Ana Lucia Aguiar, ressaltou a alegria de participar das solenidades e o compromisso das entidades com os jovens advogados. “É sempre gratificante participar da solenidade de entrega das credenciais dos novos advogados e principalmente quando a Caixa de Assistência se faz mais uma vez presente em Itabaiana. Ver os familiares participando desse momento ímpar na vida de cada um só nos traz alegria e a certeza de que tudo aquilo que foi prometido na nossa campanha, de encurtar a distância entre a seccional e as regionais, está sendo concretizado”.

Para o presidente da Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, a solenidade no município é essencial porque representa a oportunidade dos novos advogados do interior do Estado de prestarem juramento em sua cidade natal. “Pela terceira vez nessa gestão, a gente realiza uma entrega de carteiras para os advogados da região agreste com o padrão e o comprometimento que a OAB tem a nível estadual. Mais uma vez a gente se sentiu orgulhoso em receber novos colegas que se habilitam na Ordem aqui em nossa região”.

O orador da solenidade em Itabaiana, Júnior Mendonça de Andrade, relembrou a batalha dos novos profissionais até a provação no Exame de Ordem e afirmou a indispensabilidade do amor à profissão e do caráter como princípios que devem estar presentes na vida de cada um dos advogados. “Devemos, além de tudo, promover e buscar a paz social, afinal, nós temos um grande papel a ser exercido. Inclusive, bem nos disse o ilustre Rui Barbosa: ‘sem advogado não há justiça, sem justiça não há Estado Democrático de Direito’”, afirmou.

Muito emocionado, o advogado, Daniel de Souza Feitosa, chorou ao receber a carteira da OAB das mãos do presidente Henri Clay e lembrou sua trajetória de vida para conseguir fazer parte da OAB. “Para mim, entrar na Ordem é uma nova oportunidade de vida. Fazer parte de uma entidade como a OAB é muito emocionante porque eu sei das dificuldades dos mais oprimidos e fracos, que sofrem com o massacre de algumas instituições. Quero entrar na Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE e travar essa luta pelas garantias dos cidadãos”.