Oficina coloca em debate os aspectos gerais da mediação escolar

Em mais uma oficina gratuita, a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, colocou em discussão nesta segunda-feira, 6, os aspectos gerais da mediação escolar. Para esse debate, a mesa contou com a presença do advogado e professor no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Valtênio Paes.

Em sua palestra, Valtênio abordou os conceitos da mediação à luz do pensamento pedagógico, relatando estatísticas de violência nas escolas e identificando ações que poderiam conciliar a mediação e a pedagogia. O professor também propôs mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a inclusão do advogado nas comissões de mediação nas escolas.

Na ocasião, a presidente da Comissão, Patrícia França, afirmou a indispensabilidade da gestão dos conflitos no meio escolar para a construção de uma cultura de paz na sociedade.

“Não há lugar melhor para implantar a mediação. É na escola onde tudo se transforma e onde há o fortalecimento das relações. É nobre contribuir com a pacificação social e a comissão está tentando fazer a sua parte. Sejamos colaboradores da cultura da paz, sejamos nobres”, disse.