Pré-Conferência da Mulher Advogada é realizada na Regional de Itabaiana

Na tarde desta sexta-feira, 10, teve início na Câmara Municipal de Itabaiana a rodada das pré-conferências da Mulher Advogada nas Regionais da OAB/SE. Durante o evento que reuniu autoridades, convidados e o público em geral foi debatido o tema: ‘Novo Papel da Mulher na Democracia’. A abertura realizada às 17h contou com a participação do Coral Advocanto, projeto da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, e que entoou músicas que homenageiam e ressaltam a força, beleza e o importante papel da mulher na sociedade.

“Estamos aqui hoje representando a CAASE e trazendo esse agraciamento através da música é motivo de muito orgulho para todos nós que integramos o Coral Advocanto. A Caixa de Assistência dos Advogados sempre marca presença em eventos de suma importância para a advocacia sergipana e essas pré-conferências tem um papel fundamental para fomentar e difundir o debate sobre o papel da mulher na sociedade”, destacou a presidente da Comissão Sênior da CAASE e integrante do Coral Advocanto, a advogada Lenieverson Santana.

“A Pré-Conferência acontece em um formato de mesa redonda para discutir essa nova visão da mulher, essa mulher no âmbito público e que não é apenas mãe e esposa, mas empreendedora, presidente de multinacional, piloto de avião, aquela que está em todos os âmbitos, ou seja, desbravadoras. Aquelas que estão sempre à frente do seu tempo e buscando a sua liberdade. Sempre digo que a luta pela equidade de gênero é uma batalha da sociedade que tem a mulher como protagonista, pois a equidade de gênero é uma evolução da humanidade com homens e mulheres juntos nesta busca por um mundo melhor para todos”, afirmou a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Sergipe, Valdilene Oliveira Martins.

De acordo com a advogada e secretária-adjunta da OAB/SE, Maria da Purificação Vieira, as pré-conferências são essenciais para recolher material para embasar a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontece nos dias 22 e 23 de março. “Esse encontro é extremamente importante para que possamos reunir material para os debates que serão realizados na I Conferência Estadual da Mulher Advogada no próximo dia 23 de março. O ponto alto desse trabalho de engajamento das mulheres que fazem a OAB Sergipe e a CAASE será a participação na Conferência Nacional que irá ocorrer em setembro deste ano”, destacou.

“Para nós de Itabaiana, que infelizmente temos acompanhado através do judiciário a morte de mulheres em decorrência da violência, falar hoje sobre o Dia da Mulher é muito importante. E basicamente, falar sobre os direitos da mulher e sobre a mulher advogada é uma forma de conscientizar a comunidade local, abrir espaço para que as pessoas é uma maneira que encontramos enquanto OAB, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, de trazer essa conscientização para as mulheres e toda a sociedade itabaianense”, enfatizou a advogada Simone Peixoto, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Homenagens

Durante o evento diversas personalidades que contribuíram com relevante trabalho e ações sociais à sociedade de Itabaiana foram homenageadas, entre elas dona Josefa Nunes Peixoto Bezerra. “É uma alegria muito grande estar aqui neste momento sendo homenageada. Fiquei muito surpresa com o convite e agradecida primeiramente a Deus por esse congraçamento”, disse Josefa Nunes Peixoto Bezerra, homenageada pelos serviços sociais junto ao grupo da terceira idade de Itabaiana.