I Conferência Estadual: Plano de Valorização da Mulher Advogada é lançado

Durante a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, lançou nesta quarta-feira, 22, o Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. Fruto da luta intransigente da entidade sergipana pela igualdade de gênero, o plano tem o propósito de fortalecer os direitos humanos da mulher.

Aprovado pelo Conselho Pleno em reunião ordinária, o plano de valorização tem como diretriz a elaboração de propostas que apoiem a mulher no exercício da advocacia, na defesa das suas prerrogativas e na implementação de condições diferenciadas em serviços que atendam às necessidades específicas da mulher advogada, como as decorrentes da maternidade.

Além disso, o provimento prevê a criação de mecanismos para a realização do censo destinado à construção do perfil da mulher advogada no Estado; o apoio à capacitação da advogada por meio de cursos da Escola Superior de Advocacia; a criação de manuais de orientação à mulher; a implementação de estratégias para ampliação da participação da advogada na Ordem; etc.

Para o presidente da OAB/SE, o plano é uma conquista histórica da entidade, fruto da luta diária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da realidade da atual gestão. “Nós temos o primeiro Conselho Seccional paritário da OAB e essa política de valorização à mulher foi consagrada nas urnas, por homens e mulheres, quando a atual gestão foi eleita”, afirmou.