OAB/SE prestigia inauguração do Centro de Conciliação do TRT20

Na manhã desta quarta-feira, 14, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 20ª região) inaugurou o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em Sergipe (CEJUSC-JT). Ciente da importância deste fato, a OAB/SE, esteve presente no evento, realizado na sede do TRT.

Segundo Henri Clay todo instrumento que torne mais célere a solução dos conflitos, sem atropelo aos princípios constitucionais, é muito bem visto pela classe advocatícia.

O vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou que o CEJUSC-JT é um importante instrumento para a celeridade da resolução dos conflitos. “Esperamos que até a sua total instauração, o centro possa resolver um problema que hoje assola algumas varas do trabalho, que é a designação de audiências para datas longínquas, fugindo da celeridade que deve ser aplicada no processo trabalhista, para não trazer prejuízo às partes”, disse.

Para o Juiz Auxiliar da Vice-Presidência do TST, Rogério Neiva Pinheiro, tratar a conciliação enquanto política judiciária já é um grande avanço. “É comum ouvir que está no DNA da Justiça do Trabalho a preocupação com a conciliação, mas a verdade é que sempre se atuou de forma intuitiva. Nosso objetivo agora é agir de maneira técnica, estabelecendo políticas judiciárias, como os centros de solução de disputas. Buscando não apenas criar mecanismos como esse, mas dotar as pessoas para que atuem adequadamente na resolução do conflito. Com o CEJUSC-JT, todos ganham. O judiciário, os magistrados, os servidores e a sociedade que é a razão de existir dessa estrutura”, frisou.

O presidente do TRT20, o desembargador Thenisson Santana Dória, destacou como a implantação do CEJUSC-JT em Sergipe contribuirá para a solidificação da cultura da conciliação. “Hoje entregamos a sociedade o centro judiciário, resgatando um dos princípios basilares inerentes ao processo trabalhista: a conciliação. A conciliação que está na CLT e que por vezes abandonamos porque só estamos preocupados em sentenciar. Este é um resgate que vamos exercitar e tornar eficaz”, disse o presidente, complementando. “O sucesso do CEJUSC -JT só será possível se tivermos a advocacia como aliada. A conciliação é o melhor caminho para a paz”, concluiu Thenisson Santana.