Especialista orienta corredores sobre a importância do alongamento pré e pós prova

Iniciar uma corrida não é simplesmente calçar o tênis e sair correndo por aí. Essa conduta pode gerar contraturas musculares, rupturas, estiramentos e até lesões. A corrida como qualquer atividade física deve ser realizada seguindo orientações de profissionais especializados. Esse sim deve ser o primeiro passo.

Para obter o melhor rendimento possível nos treinos e na 7ª Corrida da Advocacia, que acontece no dia 12 de agosto, não pule etapas e inicie seu aquecimento através do alongamento. Essa é a orientação do fisioterapeuta Roberto Wagner. “Alongamentos dinâmicos ou balísticos como muita gente costuma chamar são os mais indicados no pré-treino. São aqueles alongamentos com movimentos onde você procura chegar na amplitude máxima do movimento e retornar um pouco antes do repouso, ou seja, da posição iniciada, para que com isso o músculo ganhe sua plasticidade e flexibilidade”, disse.

Com o aquecimento é possível evitar incômodos como câimbras durante a atividade física. “Estar em um estado de pré-aquecimento garante que durante a corrida o atleta não tenha nenhum tipo de prejuízo, como câimbras, contraturas musculares, rupturas e estiramentos, que reduzam o rendimento e façam com que algumas pessoas não consigam concluir a prova, por exemplo, ou mesmo na pior das hipóteses terem lesões”.

Outro ponto importante é já estar praticando alguma atividade física que auxilie na prática da corrida. “É fundamental ter ao menos uma atividade física que traga condicionamento, pois para quem não se exercita encarar uma corrida não é o recomendado. Além disso, é imprescindível dormir bem, principalmente no dia que antecede a corrida. Essa medida faz com que o músculo esteja descansado, bem como todo o corpo para que a pessoa tenha disposição para encarar a prova e obter o rendimento esperado”, ressaltou.

A 7ª Corrida da Advocacia é uma iniciativa da OAB/SE, através da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE e tem o patrocínio do Portal Ciclo|Cers Aracaju, Legislar Imobiliária, Extramed, Mardisa Autos e Cohab Premium Imobiliária. Acesse o hotsite da competição e inscreva-se: www.corrida.caase.com.br .