OAB/SE apoia mutirão promovido pela ONG Tamo Juntas

Ativa nas ações de combate à violência contra mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, apoia a realização do 1º Mutirão Tamo Juntas. Promovido pela ONG de mesmo nome, o evento acontece no próximo dia 4 de agosto e tem por objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pela organização, que presta assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

A advogada Bruna Menezes, representante da ONG em Aracaju, destaca a atuação do projeto. “A Tamo Juntas iniciou atuando apenas com o serviço de advocacia pro bono,  oferecendo assessoria jurídica sem custos para mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente a organização é uma rede multidisciplinar, composta não só por advogadas, mas também por assistentes sociais, psicólogas  e educadoras que exercem suas atividades, dentro de suas possibilidades, em prol de outras mulheres”, explica a advogada, complementando.

“Estamos começando a formar essa rede em Aracaju, então ainda não surgiu nenhum caso. Por este motivo o mutirão é importante, para levar ao conhecimento das sergipanas as ações da ONG, para que as solicitações de atendimento cheguem até nós e para conquistarmos o engajamento, na região, de advogadas, psicólogas, assistentes sociais e demais profissionais da área da educação e da saúde que queiram ajudar nesse trabalho voluntário multidisciplinar e interseccional”, ressalta Bruna Menezes.

O mutirão ocorre durante toda manhã, com início às 8h, na Escola Superior de Advocacia, situada à Travessa Martinho Garcez, nº 71, bairro centro. O evento pedagógico contará com a palestra “A efetividade no enfrentamento da violência contras as mulheres”, seguida de debate sobre o tema. Na ocasião, as participantes ainda receberão material informativo sobre a organização e a prevenção da violência contra mulher.

Tamo Juntas

O surgimento do Tamo Juntas foi motivado por uma publicação da advogada Laina Crisóstomo no Facebook. Em sua página pessoal, ela ofereceu assessoria jurídica para atender uma mulher vítima de violência doméstica por mês, gratuitamente. Logo após a enorme repercussão da publicação, ela ganhou o apoio de mais duas advogadas: Carolina Rola e Aline Nascimento.

A grande demanda pelos serviços prestados e a gravidade dos casos atendidos demonstrou a necessidade de oferecer uma atenção multidisciplinar. Foi assim que, a partir de um convite para que novas voluntárias se unissem, psicólogas, assistentes sociais e outras advogadas de todo o Brasil ofereceram serviços voluntários. Atualmente a ONG está presente de Norte a Sul do país, contando com 70 voluntárias, sendo 30 em Salvador, onde ela surgiu.

A Tamo Juntas está nos seguintes Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.