Curso sobre planejamento e gestão de escritórios é realizado na ESA

O sábado, 29, foi dia de capacitação para os mais de 40 advogados e a advogadas inscritos no curso de planejamento e gestão de escritórios de advocacia, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Ministrado pelo articulista em planejamento, finanças e gestão estratégica na advocacia, Adnilson Hipólito, o curso reuniu desde jovens profissionais com desejo de abrir um escritório até aqueles que já possuem experiência no assunto.

Consultor e conselheiro especialista em quase 300 escritórios de advocacia em todo o país, o facilitador iniciou a qualificação conhecendo um pouco de cada participante, do seu campo e tempo de atuação, além de suas noções a respeito dos temas abordados. “Hoje tenho a missão de mostrar a vocês, advogados e advogadas, a importância de estruturar e planejar melhor um escritório. Tanto para os jovens que precisam saber como montar seu próprio ambiente de trabalho, destacando quais são as ações iniciais, quanto para os profissionais com mais de dez anos na área que almejam ampliar o serviço oferecido por seu escritório”, ressaltou Adnilson Hipólito.

Para o palestrante, é fundamental que os advogados sejam bons administradores do seu negócio. “É importante olhar a advocacia também sob o viés de empresa e buscar novos conhecimentos através da gestão. Sempre tenho dito que, hoje em dia, o advogado não pode somente advogar. Ele precisa ainda se voltar para gestão dos seus serviços, trazendo para sua advocacia um tom mais profissional. E isso deve ser feito independente do tamanho desse negócio. Ainda que pequeno, ainda que no interior, existem meios, métodos e práticas de aprimoramento da prestação dos serviços que irão gerar mais valor ao o cliente e ao escritório”, enalteceu Hipólito.

O jovem estudante de direito Lucas de Mendonça se inscreveu com objetivo de agregar conhecimento a função que desempenha. “Ainda estou estagiando, mas fui aprovado recentemente no exame da Ordem e tenho a expectativa de permanecer no local em que trabalho. Com as informações passadas na capacitação acredito que poderei contribuir de forma mais efetiva não só na parte técnica, bem como na administração em si. O trato com o cliente e a forma adequada de organizar recursos e tempo, aumentando a eficiência das atividades do escritório”, disse.

Com 14 anos de advocacia, Cláudia Aguiar, avaliou positivamente a capacitação. “O curso foi bastante interessante e discutiu questões importantes que, enquanto advogados, não estamos habituados a lidar. Além de ser advogada, sou administradora e reconheço que há uma deficiência enorme nos escritórios de advocacia do Estado. Isso acontece porque na realidade temos uma empresa para gerir e a faculdade não nos prepara para essa função. Com o palestrante obtivemos boas dicas de gerenciamento que, aplicadas a rotina do escritório, engrandecerão nosso trabalho”, destacou a advogada.

Durante a qualificação foram discutidas questões fundamentais para os profissionais que desejam abrir o próprio escritório ou aperfeiçoar o trabalho que já exercem. Entre os assuntos explanados estiveram: a gestão financeira na advocacia; o planejamento estratégico na condução do escritório; o relacionamento com clientes e as estratégias de crescimento e a organização e educação interna.