Cardiologista orienta sobre importância da avaliação médica antes de iniciar atividade física

São inquestionáveis os benefícios do exercício físico, porém ele deve ser iniciado após a avaliação médica, para adequada segurança durante a prática esportiva. Então, se você está se preparando para encarar a 7ª Corrida da Advocacia que tal fazer uma avaliação médica pré-prova, essa é a recomendação da cardiologista Milena Barros.

“Na avaliação clínica, serão identificados hábitos prejudiciais à saúde, histórico familiar para doenças cardiovasculares e sintomas relevantes. Estes achados associados a um exame físico poderão detectar doenças que devam ser controladas antes da prática esportiva ou com risco de morte súbita. Os exames complementares serão solicitados de acordo com a suspeita de doença. O eletrocardiograma é um exame simples, baixo custo e fornece importantes informações como a identificação de miocardiopatia hipertrófica, uma das principais causas de morte súbita em atletas jovens. Os indivíduos com probabilidade maior de doença arterial coronariana, sintomas ou alteração do ritmo durante o esforço, necessitarão de um teste ergométrico (teste de esforço).  O ecocardiograma permite a melhor análise das cardiopatias estruturais. Sendo assim, a indicação dos exames dependerá da suspeita clínica do médico”, destacou.

Além de detecção de doença, esses exames podem auxiliar a busca por melhor desempenho aeróbico durante as provas. “Para isso é necessário um exame mais específico, como o teste cardiopulmonar de esforço ou ergoespirometria, que identifica o consumo de oxigênio máximo, delimita a zona ideal de treinamento, além de uma avaliação abrangente dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico. O exercício físico é resultante da integração desses sistemas, não podemos esquecer do sistema osteoarticular e muscular. Algumas vezes, o atleta é retirado precocemente de sua prática esportiva por lesão, como as fraturas por estresse e tendinites.  Uma boa avaliação física é uma grande aliada na prevenção de traumas. Vamos fazer exercício físico com segurança!”, orienta a médica.

A 7ª Corrida da Advocacia acontece no dia 12 de agosto e é uma iniciativa da OAB/SE, através da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE e tem o patrocínio do Portal Ciclo|Cers Aracaju, Legislar Imobiliária, Extramed, Mardisa Autos, Cohab Premium Imobiliária, Maratá e Constat. Acesse o hotsite da competição e inscreva-se: www.corrida.caase.com.br .