OAB e UFS firmam parceria para criação de Memorial do Direito

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, desenvolve seu trabalho junto à sociedade olhando para o futuro, mas sem esquecer os grandes feitos do passado. Valorizando a preservação da história, a OAB/SE firmou nesta sexta-feira, 4, um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que visa a construção do Memorial do Departamento de Direito.

Coordenado pelo professor e conselheiro federal da OAB/SE, Arnaldo de Aguiar Machado, o convênio se propõe a reunir o maior número de informações sobre a advocacia sergipana. “O Departamento de Direito contou, ao longo de sua existência, com professores e alunos ilustres que contribuíram em todos os seguimentos da justiça. Tivemos, inclusive, egressos da UFS presidindo o Conselho Federal da OAB. Dados como estes precisam ser registrados e disponibilizados como fonte de pesquisa. Por meio desta inciativa, iremos preservar, catalogar e publicizar a história do nosso departamento e da advocacia no Estado”, explicou.

O conselheiro aproveitou a oportunidade para enfatizar a experiência da OAB/SE em ações como o memorial e o arquivo da advocacia. “A expertise da Ordem dos Advogados só nos garante a presença de profissionais com bagagem suficiente para realizar um belo trabalho”, frisou Arnaldo de Aguiar.

Ao assinar o termo de cooperação, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, destacou que é uma satisfação para instituição poder contribuir com a realização deste projeto de grande relevância social. “A sociedade sergipana tem muito respeito, apreço e carinho pela Universidade Federal e pela OAB. Sentimentos que foram construídos ao longo do tempo, em reconhecimento ao trabalho prestado pelas entidades. Para nós é uma alegria somar esforços na implantação do memorial e presentear aos sergipanos com mais essa ação de celebração e preservação da história”, enalteceu o presidente.

Para a presidente da Comissão de Promoção Cultural da OAB/SE, Maria Eugênia Nascimento, o projeto é de extrema importância. “Um memorial tem a grande função de manter viva a história. O curso de Direito da UFS nos brindou com vários profissionais da área jurídica que deixaram sua marca na construção da sociedade sergipana. O resgate dessa memória é fundamental para que as futuras gerações conheçam esses nomes e se espelhem no trabalho executado por cada um deles”