TST presta homenagem ao presidente da OAB/SE

Nesta sexta-feira, 11, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, foi homenageado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador. A honraria é concedida pelo Tribunal desde 1971, como forma de reconhecimento a pessoas que se destacam em suas profissões ou servem de exemplo para sociedade.

Para Henri Clay, a honraria é fruto da atuação forte e presente que tem marcado a história da advocacia sergipana. “É um orgulho para mim representar a valorosa classe dos advogados. Sergipe sempre despontou nacionalmente com um perfil de advocacia combativa, competente e ética”, destacou.

Segundo o ministro do TST, Augusto César Leite, responsável pela indicação de Henri Clay a homenagem, a escolha do presidente vai além do prestígio a sergipanidade, sendo um reflexo de sua atuação na defesa dos direitos trabalhistas. “Henri Clay tem exercido um papel de preeminência no sentido de defender o direito do trabalho e a justiça do trabalho como instituições que precisam ser valorizadas, porque provam o equilíbrio das relações contratuais no ambiente de trabalho. Essa sua liderança em Sergipe nos fez lembrar do seu nome para estar aqui hoje, sendo agraciado entre tantas personalidades importantes para o poder judiciário como um todo”, frisou o ministro, que também é sergipano.

De acordo com a ministra do TST, Delaíde Alves, essa é uma homenagem que se estende a Seccional Sergipe e celebra a valorização da história das pessoas e das entidades. “O Dr. Henri Clay tanto como presidente da OAB/SE quanto como advogado, defensor da constituição e do Estado de Direito, tem um papel relevante na sociedade. Isso é tão verdade que eu ouvi, de mais de um ministro, que a indicação dele é uma das mais importantes do Tribunal para essa comenda. E, sem dúvidas, concordo com eles”, afirmou.

O presidente do Tribunal do Trabalho em Sergipe, Thenisson Santana Dória, esteve presente no evento e destacou a escolha de Henri Clay para receber a comenda. “É uma alegria imensa estar aqui, prestigiar o reconhecimento da trajetória de um advogado que representa a instituição, que é militante e um profissional extremante ético. Eu, em nome do Tribunal do Trabalho de Sergipe, me sinto muito feliz de presenciar esse momento, em que Henri Clay é homenageado por tudo que tem feito prol da advocacia sergipana”, ressaltou.

A cerimônia contou com presença de familiares e amigos do presidente, além do diretor tesoureiro da OAB/SE, Sandro Mezzarano, de presidentes dos demais tribunais superiores e de representantes dos poderes executivo e legislativo.

Entre os homenageados deste ano estiveram a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal, o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Stelner e o saudoso Ministro do STF, Teori Savascki (in memoriam).

Fotos: Allan de Carvalho