Docentes reafirmam importância da Conferência Estadual da Advocacia Sergipana

Nos dias 5 e 6 de outubro, Aracaju será palco de um dos mais importantes eventos jurídicos sergipano. Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil local, a IX Conferência Estadual da Advocacia Sergipana debaterá questões imprescindíveis à advocacia e à sociedade.

Nesta quinta-feira, 14, representantes da OAB/SE, da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado fizeram questão de ir até mais duas instituições de ensino para convidar pessoalmente os estudantes de Direito para o evento.

Para o professor de Direito Penal, Newton Carvalho Melo, atitudes como esta deveriam ser tomadas há mais tempo. “Muitos alunos ingressam no curso com uma visão fantasiosa da advocacia e essas iniciativas aproximam os futuros bacharéis da realidade da classe”, disse.

Em uma visita à Faculdades FASER e FACAR, os representantes reafirmaram, sobretudo, o caráter democrático da Conferência, de discutir temas vitais à advocacia e ao interesse público e de buscar rumos efetivos para a superação de desafios estaduais ou nacionais.

Presente à ação, o coordenador de Projetos e Gestão de Qualidade da ESA, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, considera essencial que os graduandos estejam inseridos no evento.

“A Conferência é um momento ímpar que ocorre a cada três anos para marcar a perspectiva de discussão sobre os temas que atualmente estão mais evidentes. Além disso, no papel de promover o aprimoramento das instituições, a participação dos estudantes também é vital”.

Na avaliação do professor de Direito Administrativo, Alessandro Buarque Couto, a presença dos discentes na Conferência é importante, sobretudo, para a formação profissional dos alunos.

“Essa é uma forma dos estudantes encontrarem nesse ambiente de debates, as inovações da carreira e os temas que estão em voga, como a Reforma Trabalhista, as questões de gênero, etc”.

Para o estudante do segundo período da FACAR, Cláudio Marcos Matos da Silva, o evento servirá como um grande incentivo aos estudantes. “É um grande privilégio ter a OAB dando esse suporte e essa assistência para nós, futuros operadores de Direito. A Conferência servirá como um imenso incentivo para a gente, que busca um futuro mais promissor”.

O evento será realizado no auditório do TCE, localizado na Av. Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, Bairro Capucho. O valor do investimento para os profissionais é de R$ 100,00, para jovens advogados, R$ 80,00 e para estudantes de graduação R$ 50,00.

As inscrições para a Conferência podem ser feitas aqui.