Câmara Consultiva do Baixo São Francisco se reúne na OAB/SE

Pela primeira vez, o plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, foi palco das discussões propostas pela Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR), grupo que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Coordenada pelo vice-presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/SE, Honey Gama, a Câmara Consultiva atua como interlocutora das comunidades regionais no encaminhamento de demandas ao Comitê, visando a execução de projetos de recuperação hidroambiental, destinados a revitalizar os afluentes para conter o processo de diminuição progressiva da vazão natural do rio e melhorar a qualidade de suas águas.

Durante a quinta, 19, e sexta-feira, 20, os membros da CCR aprovaram o orçamento da Câmara para 2018-2020, debateram a retomada do projeto de Rio Jacaré e a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), promovida recentemente em Sergipe, entre outros temas.

Vice-presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/SE e coordenador da Câmara, Honey Gama

“Em um encontro extremante produtivo, aprovamos o retorno do projeto do Rio Jacaré, direcionado a conservação do solo e a proteção de nascentes, que estava sendo desenvolvido no município de Propriá, mas se encontra paralisado. Para isto, estaremos realizando uma visita ao local, com intuito de verificar a viabilidade de dar prosseguimento a este trabalho”, destacou Honey Gama.

De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva, questões que envolvem Brejo Grande também foram discutidas, a exemplo da construção de uma estrada no município. “A Cohidro cavará um poço para abastecer a comunidade quilombola do povoado Resina, em Brejo Grande. Após ser solicitado nosso apoio, deliberamos por intervir na construção de uma estrada que facilite o acesso das pessoas a este poço e, consequentemente, a água”.

 

Fotos: Delane Barros