Encontro da advocacia em Lagarto discute prerrogativas e acesso à justiça

Em reunião com advogados da região centro-sul do Estado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, anunciou nesta terça-feira, 31, na sede da Regional de Lagarto a “OAB Itinerante”, que visa a interagir e a fortalecer a advocacia do interior sergipano.

O encontro contou com a participação cerca de 50 advogados da região, que abordaram problemas específicos e desafios cotidianos da advocacia na região centro-sul do Estado de Sergipe.

Na ocasião, o presidente da OAB/SE reafirmou a força institucional da entidade e defendeu a imprescindibilidade da união da classe em defesa dos interesses da advocacia e da sociedade.

De acordo com ele, é imperativo que advogados e advogadas de todo o Estado participem da OAB Itinerante, dialoguem e contribuam efetivamente com a OAB para a tomada de providências necessárias.

Através de visitas a municípios sergipanos, a OAB Itinerante dará continuidade aos trabalhos da Seccional ouvindo advocacia que atua no interior do Estado e discutindo temas pertinentes à classe e à sociedade. Segundo Henri Clay, “a ação buscará um diagnóstico preciso dos advogados e das advogadas em relação ao acesso à justiça e ao respeito às prerrogativas da advocacia”.

Para a advogada, Verônica Sabina Dias de Oliveira, que atua em Lagarto, a gestão da OAB tem se mostrado atenta ao interior do Estado. Presente ao encontro, Verônica afirmou que a gestão tem promovido a descentralização da OAB e tem cumprido sua missão institucional.

“O exercício da profissão é difícil, mas sinto que nossos desafios poderão ser superados. Ações como essa são um privilégio e abrem um leque de possibilidades para soluções. Nessa gestão, a gente vê que está sendo acolhido e que nossos anseios estão sendo ouvidos”, disse.

O jovem advogado, Diego Santa Rita, que também milita no município, corroborou o caráter acolhedor da gestão e contou que a reunião foi satisfatória. “A OAB não está medindo esforços para atender as solicitações dos advogados. Isso é bastante gratificante para a advocacia”.

Na avaliação da presidente interina da Comissão Regional de Lagarto da OAB/SE, Larissa dos Santos Silva, “o encontro foi muito proveitoso, com um número significativo de advogados”. Larissa garantiu que a OAB buscará soluções para todos os desafios apresentados na reunião.