Happy hour reafirma necessidade da união da classe e do olhar diário para a saúde

A união da classe e a necessidade do olhar para a saúde foram as bandeiras levantadas nesta quinta-feira, 16, no happy hour da advocacia. Realizado por três comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, o evento foi alusivo ao “Outubro Rosa” e ao “Novembro Azul”, que são campanhas de saúde que visam à prevenção do câncer de mama e de próstata.

O happy hour contou com apresentação de dança de integrantes da Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE); show de banda sergipana; e participação do público, através do “Talento da Advocacia”, um espaço em que advogados e advogadas puderam mostrar suas habilidades artísticas, cantando, dançando ou recitando poemas.

Na ocasião, a membro da AAACASE, Josenilde Santos, contou a sua história. Ela teve câncer de mama há seis anos e, em maio deste ano, foi diagnosticada com um câncer na coluna. “Da primeira vez, foi um momento muito complicado. Eu perdi o cabelo, o casamento e quase tudo que eu tinha – só não perdi minha fé. Da segunda vez, eu me perguntava: por que de novo?”.

Hoje, não há mais nenhum tumor na coluna de Josenilde. Amanhã, ela fará sua última quimioterapia. “Eu vou continuar lutando. Esse meu segundo câncer me ensinou e está me ensinando a ser uma nova pessoa, que com o primeiro eu não aprendi a ser”, afirmou.

Fruto de um trabalho desenvolvido através de uma parceria entre as Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Promoção Cultural e de Direitos Humanos, o evento teve os objetivos de congregar e de realizar uma ação de conscientização, por meio de pequenas palestras e entrega de panfletos informativos, sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata.

“De forma descontraída, esse happy hour abordou um assunto sério. Ações como essa são extremamente importantes, principalmente porque aborda a prevenção à saúde. Nós levamos uma vida muito corrida e quase nunca temos tempo de cuidar de nós mesmos”, considerou a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Valdilene Cruz Martins.

Para a presidente da Comissão de Promoção Cultural, Eugênia Freire, além de reafirmar a necessidade do olhar diário para a saúde, o evento promoveu a união da classe. “Foi um momento de lazer para congregar os advogados. Em ocasiões assim, surgem novas ideias para a gente continuar lutando pelos interesses da advocacia e só através da união conseguiremos”.

Presente ao happy hour, a jovem advogada e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Flávia Elaine Santana Santos, avaliou o happy hour como um momento, sobretudo, de acolhimento. “Com eventos como esse, os advogados se sentem acolhidos e mais realizados e felizes em participar dessa profissão honrosa e dessa gestão da OAB”, disse.