OAB se reúne com superintendência estadual do Banco do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, reforçou nesta quarta-feira, 29, seu compromisso com o povo de Salgado. Representada pelo vice-presidente da entidade, Inácio Krauss, a OAB/SE se reuniu com a superintendente estadual do Banco do Brasil, Eliane Gascon, para solicitar a reabertura da agência bancária que atendia o município da região sul do Estado e está há mais de 10 meses fechada.

“Temos conhecimento de que a suspensão dos serviços em Salgado foi motivada pela insegurança vivenciada no município, mas toda população está sofrendo com a falta de serviço bancário. Os advogados e advogadas estão penando para levantar os alvarás, da mesma forma estão os munícipes que precisam se deslocar, constantemente, para obter atendimento. O banco não é culpado pela violência, mas pode investir em sua agência ao invés de simplesmente fechá-la, esquecendo dos funcionários e clientes que dependem dela. Ao instalar portas giratórias e colocar uma equipe armada no local, por exemplo, o banco pode manter suas atividades de maneira mais segura”, ressaltou Inácio.

O advogado militante no município, Sérgio dos Santos, frisou a difícil realidade dos salgadenses. “Não temos nenhum banco funcionando em Salgado. O Banco do Brasil está fechado, o Banese não tem agência no município, o Bradesco e a Caixa Econômica possuem apenas um ponto de atendimento cada. Diante deste quadro, o deslocamento dos moradores para cidades vizinhas, como Boquim, Itaporanga ou Lagarto, torna-se necessário para realização de qualquer transação bancária. Um fato inadmissível ”, pontuou.

Presente à reunião, o prefeito de Salgado, Duilio Siqueira, informou que a Prefeitura tem se empenhado para garantir a manutenção do banco no município. “O Poder Público fará o que estiver ao seu alcance para assegurar o atendimento bancário aos salgadenses. Inclusive, já homologamos a licitação de câmeras de monitoramento para toda sede de Salgado, visando contribuir para segurança da população”, disse.

Após ouvir os relatos, Eliane Gascon afirmou que a Superintendência irá reexaminar a questão, verificando a possibilidade de reabertura do banco no município. Notícia que, para o vice-presidente da OAB, representa um grande avanço na luta dos salgadenses.

“A postura da Superintendência mostra a relevância do ato público realizado em Salgado no início deste mês, tendo em vista que o encerramento das atividades na cidade estava em discussão na instituição financeira, era iminente. Mas, após a audiência pública promovida no município, o fechamento do BB foi retirado de pauta e a superintendente se comprometeu a reavaliar o funcionamento da agência na cidade”, destaca o vice-presidente.

De acordo com Krauss, a OAB ingressou nesta luta pela advocacia e pela cidadania. “Continuaremos acompanhando, de perto, o desenrolar deste caso”, garantiu.

Estiveram presentes no encontro, o presidente da Câmara Municipal de Salgado, Juarez Andrade, o vereador Irinaldo Fraga, representando os comerciantes, e o padre Ilmar, pároco da cidade, além dos gerentes de administração e de negócios do banco.