Novos advogados assumem compromisso com a OAB

Na noite desta quarta-feira, 06, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, realizou a última solenidade de compromisso do ano.  Mais de cem bacharéis compareceram ao Teatro Tiradentes para prestar juramento e receber a carteira da Ordem, que os habilita ao exercício legal da profissão.

Ao parabenizar os novos advogados, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, afirmou que a advocacia é estratégica e fundamental para dar efetividade às normas constitucionais e, principalmente, assegurar as garantias fundamentais dos cidadãos.

“Exercemos uma função relevantíssima na sociedade e temos uma grandiosa missão à nossa frente. A missão de colocar em prática o que está previsto na constituição, de tirar as leis do papel e trazê-las para vida das pessoas. Ser advogado é batalhar pelo cumprimento dos direitos, é ser a voz da cidadania. Ao receber a carteira da Ordem, vocês se comprometem a atuar com ética, dignidade e independência na defesa da sociedade e das prerrogativas da advocacia. Sejam muito bem-vindos a essa trincheira de lutas!”, enalteceu Henri Clay.

Responsável por saudar aos novos profissionais, o conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Maurício Gentil, frisou que a advocacia é explicitamente referenciada na Constituição Cidadã de 1988, que impõe o princípio fundamental do Estado Democrático de Direito e assegura ao advogado a qualidade de indispensável à administração da justiça, e ressaltou o trabalho da Ordem em prol da advocacia e dos direitos sociais.

“Hoje vocês se habilitam para somar-se à luta social pela justiça, igualdade e liberdade. A Ordem dos Advogados será parceira de vocês na defesa da advocacia e da sociedade, porque a OAB tem essa duplicidade de deveres institucional e legal. É defendendo a sociedade que e a OAB se faz forte e legitimada para defender os direitos e prerrogativas da advocacia que são, na realidade, de todos os cidadãos”, pontuou Gentil.

Em seu discurso, o orador da turma, Robyson Guidice, destacou a força social da advocacia. “O substantivo advogado deriva do latim “advocatus”. O prefixo “ad” quer dizer “para junto” e o sufixo “catus” significa “chamado”. Em uma análise morfológica do termo, podemos concluir que o advogado é o profissional vocacionado, com o chamado para defender uma causa ou uma pessoa. Somos os representantes de uma sociedade que precisa e depende de nós para garantir o acesso à justiça. Vamos em frente, porque é através do direito, nosso instrumento de trabalho, que promoveremos e alcançaremos a justiça jurídica e social”, realçou Robyson.

Para a jovem advogada Alana Apostolo, a cerimônia é a concretização de um sonho e o início de uma nova jornada. “A solenidade de compromisso é um evento importantíssimo porque reforça a relevância social da advocacia e marca o nosso ingresso na OAB. Hoje damos início a um novo capítulo de nossas vidas, a nossa trajetória profissional que será construída pela defesa dos direitos sociais”.

Compuseram mesa na cerimônia, o vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; a secretária-adjunta da OAB/SE, Maria da Purificação Andrade; o diretor-tesoureiro da OAB/SE, Sandro Mezarrano; o presidente da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento; o presidente da Comissão de Prerrogativas da Advocacia, Joaby Gomes; e a presidente Comissão da Jovem Advocacia, Ercília Garcez.