Crianças e adolescentes são premiados no II Concurso Cultural da OAB/SE

Mais de 20 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 06 e 18 anos, foram premiados nesta segunda-feira, 18, no II Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão dos Direitos da Infância, Adolescência e Juventude. A cerimônia contou ainda com o sorteio de quatro tablets.

O concurso envolveu estudantes de escolas públicas de todo o Estado, além de crianças e adolescentes inseridos em projetos e programas de entidades do terceiro setor e da sociedade civil organizada, a exemplo do CRAS, Fundação Renascer e Instituto Augusto Franco.

Na premiação, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, asseverou que o concurso é um importante instrumento de inclusão social e ressaltou que o incentivo dos pais e professores foi fundamental para garantir o êxito do concurso. “Esta premiação é a concretização da manifestação cultural dessas crianças e adolescentes que nos apresentaram, por meio da arte, as suas concepções de vida. Através desta ação institucional, valorizamos a expressão artística destes jovens, damos voz para que eles possam nos mostrar a realidade que vivenciam”, frisou.

Para vice-presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Acácia Lelis, através da arte é possível extrair inquietudes e sonhos. Segundo ela, o grande propósito do concurso é promover a inclusão, assegurando o protagonismo juvenil.

“Nos trabalhos os estudantes retrataram aquilo que vivenciam. Por meio dos desenhos, pinturas e poesias tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história dessas crianças e adolescentes e de compreender a maneira como enxergam o mundo”, destacou.

Vencedora na modalidade poesia, Jeiseanny Freire, de 14 anos, definiu o concurso como uma experiência ímpar em sua vida. “É o primeiro ano que participo, por isso, estar aqui hoje, recebendo esta medalha, é uma emoção única. Um momento que ficará marcado em minha memória”, afirmou.

Emocionada, a mãe de Jeiseany, Edivânia Freire, destacou o orgulho e a alegria de ter sua filha entre os vencedores do concurso. “É muito gratificante vê-la conquistando esta medalha, principalmente, por saber que ela alcançou esse reconhecimento com uma poesia em homenagem a sua avó, que faleceu há sete anos. Ela escreveu com o coração e encantou a todos. Isso me enche de orgulho!”.

Nesta edição, 158 participantes enviaram obras relacionadas à família, à liberdade religiosa, à violência de gênero, ao meio ambiente, à proteção dos animais e à igualdade. Foram agraciados com a medalha alunos que apresentaram os melhores trabalhos nas modalidades “desenho ou pintura” e “poesia”, em três categorias: crianças de 06 a 10 anos, crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e adolescentes de 15 até 18 anos incompletos.

O edital para terceira edição do concurso deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2018.