Presidente da Comissão de Defesa da Mulher ministra palestra sobre violência de gênero

Na sexta-feira, 02, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Pessoa, participou da Feira de Conhecimento “SESI Futuro”. No evento, Adélia ministrou a palestra “Violência contra a mulher. Da norma à realidade: um desafio permanente”, que apresentou dados da violência de gênero no país e abordou a importância da prevenção e da construção de uma rede de acolhimento as vítimas.

Em sua fala, ela ressaltou que uma parcela significativa dos casos de violência acontece no âmbito familiar, tornando a casa um dos ambientes mais inseguros para as mulheres. “77% das mulheres que relatam viver em situação de violência sofrem agressões semanal ou diariamente e em mais de 80% dos casos a agressão é cometida por homens com quem as vítimas têm ou tiveram algum vínculo afetivo, a exemplo de atuais ou ex-companheiros”, pontuou Adélia.

De acordo com a presidente da Comissão, é necessário reconhecer que, apesar de grande parte dos casos ocorrerem dentro dos lares, a violência de gênero é um tema que perpassa o espaço doméstico e combatê-lo deve ser uma luta de todos. “Essa não é uma questão simplesmente familiar, é uma questão da sociedade, do Estado, da humanidade. É preciso dar atenção à prevenção. É preciso que os homens, de mãos dadas com as mulheres, lutem para que nós tenhamos um futuro melhor. Um futuro que comece agora”, enfatizou.

Encerrando sua explanação, Adélia frisou que é fundamental ampliar o atendimento integral para mulheres em situação de violência doméstica, destacando que a efetivação dos direitos, a promoção da valorização de vínculos afetivos familiares e o desenvolvimento de ações de sensibilização são algumas das maneiras de contribuir para o fim dos casos de violência contra a mulher.