OAB/SE em movimento: entidade promove e participa de ações no mês da mulher

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher tem promovido e participado de ações alusivas ao mês da mulher. Confira algumas:

Saúde da mulher

Na última terça-feira, 13, representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE participaram de um debate realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em celebração ao dia 8 de março.

A discussão colocou em debate a saúde da mulher e contou com a participação da vice-presidente da Comissão, Valdilene Martins, e das representantes do Coletivo Sala de Reboco, do Coletivo de Mulheres de Aracaju, do Instituto Brasileiro de Direito de Família e do CMDM.

Na ocasião, foram abordadas a violência sexual, a violência obstétrica e a notificação da violência. Para a vice-presidente da Comissão, foi uma discussão necessária e salutar.

Ciclo de debates

Na última quarta-feira, 14, em Nossa Senhora da Glória, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deram início ao Ciclo de Debates “Mulher: é tempo de luta!”, promovido pela OAB/SE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia e a Caixa de Assistência dos Advogados.

Presente ao evento, a militante, coordenadora do Fórum de Pesquisa de Gênero e integrante da Comissão, Bruna Menezes, destacou a participação política das mulheres no município.

“Mulheres, agentes políticas e advocacia de Glória sempre ativistas e combativas nas lutas contra os retrocessos. Esse é um dos poucos municípios do Brasil cuja maioria é de mulheres na Câmara Legislativa e no comércio e serviços na cidade. Glória me representa”, afirmou.

O Ciclo de Palestras também foi realizado em Propriá na última quinta-feira, 15. Com o intuito de discutir os retrocessos e a conquista da paridade na política, o evento acontece até o dia 23 nos municípios de Estância, Itabaiana e Lagarto. Em Aracaju, acontecerá nesta quinta-feira, 21.

Violência doméstica e Lei Maria da Penha

A vice-presidente da Comissão, Valdilene Martins, participou ainda de um debate realizado na última quinta-feira, 15, no Centro de Referência de Assistência Social José Correia Santos, em Amparo do São Francisco (SE). A discussão reuniu os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e abordou a violência doméstica e a Lei Maria da Penha.

Assédio e feminicídio

No dia 16 de março, em Estância, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE também esteve presente na discussão organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Estância sobre assédio e feminicídio. O evento contou com a participação de representantes do IBDFAM/SE e do Escritório de Advocacia Operária.

Mulher empreendedora

Nesta segunda-feira, 19, a vice-presidente da Comissão, Valdilene Martins, participou de uma solenidade em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março. Promovida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, a solenidade teve o fim de enaltecer a figura feminina e o destaque alçando por ela no empreendedorismo.

Na ocasião, Valdilene ministrou palestra sob o tema “Mulher Empreendedora”. Além disso, instrutoras e alunas dos cursos de artesanato da Fundação foram homenageadas pelo ofício de artesã desenvolvido e pelo papel que ocupam no campo profissional.