Em solenidade de compromisso histórica, OAB/SE saúda mais de 200 jovens advogados

Nesta terça-feira, 03, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou uma das maiores solenidades de compromisso da Seccional. Em uma noite marcada pela emoção, 227 bacharéis em Direito prestaram juramento e receberam a carteira da OAB, que os habilita ao exercício legal da profissão.

Ao saudar os novos colegas, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, ressaltou que a Constituição Federal delegou a advocacia o papel de indispensável à administração da justiça, assegurando ao advogado a inviolabilidade de suas manifestações no exercício da profissão. “A advocacia é a representação legítima e constitucional da cidadania”.

Encerrando seu discurso, Henri Clay destacou que a advocacia é dinâmica e os profissionais devem estar prontos para o bom combate. “Hoje vocês iniciam uma nova etapa de suas vidas. Sigam com o coração de estudante, sempre aberto ao conhecimento e firmes em seus ideais. Não abram mão dos seus valores e sonhos e, acima de tudo, estejam a postos  para o embate jurídico, que deve ser travado com ética e responsabilidade. Sejam bem-vindos a esta trincheira de vanguarda, de luta pela democracia, pela efetivação dos direitos e garantias constitucionais dos cidadãos”, enalteceu.

Em saudação aos jovens advogados e advogadas, o vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, classificou a advocacia como pilar da Ordem Social e do Estado Democrático de Direito. “Nós somos a voz que pode ser ouvida pelos julgadores. Somos peça fundamental no fortalecimento da democracia e na árdua e longa construção de um país mais justo”. Concluindo sua fala, o vice-presidente convidou os novos colegas a estarem presentes no dia a dia da Ordem.

“Não se esqueçam da OAB após receberam esta credencial. Olhem para a Ordem como porto e farol, como instância segura para travessia das crises e uma instituição que aponta caminhos para superação das mazelas”, finalizou Inácio.

Jovens Advogados

Oradora da turma, Raquel Andrade, afirmou que ingressar nos quadros da OAB é uma honra e um sonho alcançado. Abordando o atual cenário brasileiro, Raquel frisou que é preciso crer na justiça.  “A justiça parece um ideal distante e até utópico diante da realidade que vivenciamos, mas não nos deixemos abater, devemos fazer a diferença. Como novos advogados, não sejamos inertes e façamos acontecer. Vamos à luta!”.

Para o jovem advogado Daniel Gondim, a solenidade é um misto de emoções. “É uma explosão de sentimentos. Uma mistura de orgulho e alegria, a sensação de que todos os sacrifícios feitos durante a longa trajetória que percorremos finalmente valeram à pena e partilhar isso com minha família é ainda mais significante”.

Pai de Daniel, Salvador Sobrinho, descreveu o evento como um momento ímpar em sua vida. “Para nós, pais, este é um dia para ficar na memória. Hoje assistimos a coroação de toda uma fase da vida de nossos filhos e isso não tem preço, não há nada que pague esta felicidade”.