OAB/SE prestigia sessão de aniversário da Academia Lagartense de Letras

Na noite desta sexta-feira, 27, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, participou de sessão comemorativa em homenagem ao aniversário da Academia Lagartense de Letras (ALL), que completou cinco anos de existência no último dia 19.

O evento aconteceu no campus da Faculdade Ages, em Lagarto, e também celebrou os 100 anos do livro “O Triunfo”, de autoria do médico e escritor lagartense, Ranulpho Prata.

Para Henri Clay, a ALL possui um papel fundamental no processo de reativação da memória e da cultura da região. “Ao longo desses cinco anos, a Academia tem desempenhado um relevante serviço para sociedade, preservando a história cultural de Lagarto e promovendo a produção literária local. A atuação da entidade é importante porque, além de enaltecer os grandes nomes da terra, a exemplo de Sílvio Romero, busca se aproximar das novas gerações, incentivando o surgimento de novos talentos”, pontuou.

Presidente da Academia Lagartense desde 2014, Paulo Prata, recordou a trajetória da instituição, citando a formação inicial e o ingresso de novos membros em 2017, e frisou que a entidade não deve olhar apenas para si, mas estar atenta as necessidades e anseios da população.

“É preciso valorizar nossos jovens poetas e escritores, ir às escolas e universidades, encontrar os agentes e entusiastas da cultura em nossa cidade, porque é através desse contato que poderemos resgatar o movimento literário, artístico e intelectual de Lagarto”, considerou Paulo.

A programação do evento contou com apresentações culturais e palestras das professoras e membros da ALL, Aglaé Fontes, que traçou um paralelo sobre a oralidade e a história cultural de Lagarto, e Beatriz Dantas, responsável por rememorar a vida de Ranulpho Prata e abordar o centenário do livro “O Triunfo”.

A ACADEMIA

Fundada em 16 de fevereiro e instalada em 19 de abril de 2013, a Academia Lagartense de Letras é formada atualmente por 25 membros e se dedica à execução direta de projetos, programas ou planos de ações voltados à promoção e preservação da cultura, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços  de apoio a entidades e órgãos do setor público que atuam em áreas afins.