OAB/SE inicia I Ciclo de Palestras sobre Direito Animal

Na manhã desta quinta-feira, 07,  a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, deu início ao I Ciclo de Palestras sobre Direito Animal. Sob a temática “Animais: perspectiva do Direito para além antropocentrismo”, o evento reunirá até esta sexta-feira, 08, juristas, especialistas e militantes.

Ao abrir o ciclo de palestras, o presidente em exercício da OAB/SE, Inácio Krauss, enfatizou a atuação da seccional na defesa dos direitos dos animais e a importância do evento.

“A Ordem, por meio da Comissão, tem desempenhado um trabalho combativo na luta pela vida animal, acompanhando de perto diversos debates sobre esta causa, a exemplo do apoio ao projeto pelo fim da circulação de carroças. Hoje, ao realizar este evento, damos mais um passo para garantir o respeito a toda forma de vida”, afirmou Krauss.

Presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB/SE, organizadora do evento, a advogada Renata Mezzarano frisou que o objetivo do ciclo é fazer com que as pessoas comecem a ver o animal como um sujeito de direitos.

“Todo mundo que tem animal em casa já reconhece que ele tem personalidade. Ele sente medo, dor, pânico, saudade e alegria. Nossa proposta, com a promoção deste ciclo, é discutir a questão e desconstruir essa ideia do animal enquanto coisa, para enxergá-lo como ser senciente, ou seja, um ser que sente e a partir daí ser um sujeito de direitos”, enalteceu Mezzarano.

Programação

O encontro acontece nesta quinta e sexta, nos períodos da manhã e tarde, na Caixa de Assistência dos Advogados. Entre as palestras que farão parte do ciclo estão: “Liberdade religiosa e senciência animal: um debate necessário”, “Habeas Corpus em favor de primatas. Um diálogo entre Brasil, Estados Unidos e Argentina”, “O animal no Direito Civil Brasileiro – personalidade, guarda compartilhada e sucessão”, Código de Proteção Animal de Sergipe”, e “Fim gradativo da circulação das carroças em Aracaju”.