OAB/SE defende necessidade de protagonismo e empoderamento da pessoa idosa

Nesta quinta-feira, 14, a necessidade do protagonismo e do empoderamento da pessoa idosa foi o mote levantado em uma palestra realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil no CRAS Jardim Esperança. A explanação foi ministrada pela advogada e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SE, Maria da Gloria Chagas Ramos.

Ao fazer a abertura da palestra, a presidente da Comissão, Lenieverson Santana de Menezes Correia, falou sobre o intuito da ação de não só sensibilizar para o combate às diversas formas de violência contra os idosos, mas sobretudo de criar uma consciência social e política de empoderamento, de protagonismo e de combate à violência contra a pessoa idosa.

“Essa mobilização serve para fortalecer a conscientização que os mais de 60 anos têm sobre seus direitos e sobre as formas de violência contra os idosos. A pessoa idosa continua tendo todos os seus direitos. Todos nós temos o direito à vida e ela não se limita à faixa etária”.

O psicólogo do CRAS Jardim Esperança, Roberto Lima, explica que a ação é extremamente importante porque está intimamente ligada ao objetivo do CRAS: a proteção básica.

“O CRAS é um espaço de acolhimento, é a porta de entrada da assistência social. A gente realiza acompanhamentos de famílias que estão em situação de risco e de vulnerabilidade e as deixamos sempre próximas de informações através de palestras como essa”, esclareceu.

Empoderamento da pessoa idosa

Em sua palestra, Maria abordou o empoderamento dos idosos como um acréscimo do poder e do controle nas definições de suas próprias vidas. Para ela, a pessoa idosa deve ser a primeira agente de mudança. “Todos nós somos responsáveis pela situação do nosso país. Nós devemos tentar mudar e a primeira atitude para a transformação é a procura por nossos direitos”, disse.

Na sua avaliação, ainda que a população deva adotar um conceito positivo do envelhecimento e precise preparar-se para o envelhecimento populacional, é necessário que a pessoa idosa reassuma o seu protagonismo social. De acordo com a palestrante, é preciso que o idoso não só defenda seus direitos, mas também ser participante ativo e lutar por sua independência.

A explanação faz parte das ações alusivas ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 15 de junho. Hoje, 15, membros da Comissão continuaram as ações e realizaram ainda a “Blitz da Cidadania”, nos asilos SAME e Rio Branco.

Os objetivos da ação, desenvolvida em parceria com a Comissão Sênior da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, são de dar suporte aos idosos e idosas assistidos pelos asilos e de criar uma consciência social e política de combate à violência contra a pessoa idosa.

Na Blitz da Cidadania, além de coletar dados através de questionário, os membros da OAB e CAA averiguaram as condições dos idosos assistidos e assessoraram a diretoria dos asilos acerca da Constituição Federal e do Estatuto do Idoso.