OAB/SE participa de conquista histórica para valorização da advocacia idosa

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, representada pela conselheira federal, Glícia Salmeron, participou de uma conquista histórica para a classe: a aprovação, em reunião ordinária, do provimento que instituirá o Plano Nacional de Valorização da Advocacia Idosa.

Além de conselheira federal, Glícia é presidente nacional da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, e, durante a reunião, relembrou a atuação da OAB em busca da vitória. Para ela, trata-se de conquista fundamental porque a pessoa idosa representa a história da sociedade e do país.

“A Constituição trata da importância da família, da criança, do adolescente e da pessoa idosa e, é por força disto, que hoje é aprovado o provimento. A pessoa idosa carrega a experiência no que diz respeito à historia desse país, que não pode ser apagada, esquecida ou queimada”.

Na ocasião, o conselheiro federal da OAB/SE, Maurício Gentil, relembrou a atuação de Glícia no Estado e no país. “Registro o papel fundamental de nossa conselheira nesse tema. Com todo seu compromisso e empenho, fez com que estivéssemos aqui aprovando essa redação”.

O discurso de Maurício foi reafirmado pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, que ressalvou a atuação excepcional da presidente da Comissão e conselheira federal da OAB/SE.

Plano de Valorização

Além de tornar permanente a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa em todas as seccionais da OAB, o Plano garante conquistas como a isenção de multa e a faculdade de voto aos que têm mais de 70 anos de idade. Dentre outros dispositivos, visa sensibilizar e implantar estratégias para ampliação e participação da advocacia idosa nas decisões das seccionais e subseções.

Além disso, o Plano Nacional da OAB busca a observância das prerrogativas, implementando, por exemplo, adaptações necessárias para a acessibilidade arquitetônica, e a garantia da inserção e do debate de temas e painéis com abordagem específica da realidade social e profissional da pessoa idosa, anualmente, nas conferências estadual e nacional da advocacia.

O plano apresenta mais aspectos, como o cadastro e censo dos profissionais com mais de 60 anos e parcerias com instituições de ensino e escritórios de advocacia para oportunizar vagas a estes profissionais. Também visa promover a inclusão dos idosos e das idosas nos sistemas de tecnologias da informação digital, respeitando as limitações físicas, auditivas e visuais.

A realização de campanhas de prevenção e orientação sobre doenças; a política de concessão de benefícios, tais quais desconto nas anuidades, respeitando a autonomia das Seccionais; etc.