Mais de cem jovens advogados e advogadas prestam compromisso com a OAB

Na noite desta quarta-feira, 12, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoveu a última grande solenidade de compromisso do ano, ocasião em que saudou a jovem advocacia sergipana e conclamou os novos profissionais a participarem do dia a dia da seccional.

Ao realizar a abertura da cerimônia, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, parabenizou os 115 jovens advogados e advogadas que juraram atuar com dignidade, e independência e ética.

A advocacia é a representação legítima e constitucional da cidadania. Quando firmamos  o compromisso com a profissão, nos comprometemos defender a Estado Democrático de Direito, a boa aplicação das leis, os direitos humanos e a justiça social”.

Em discurso, Henri Clay enfatizou a indispensabilidade da classe. “A Constituição nos delegou a importante missão de assegurar a concretização dos direitos e garantias previstos em lei. E em tempos de constantes ataques à democracia, a advocacia deve seguir forte e combativa, porque nós somos a voz ativa e altiva da sociedade”.

Presente à solenidade, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, proferiu a mensagem de boas-vindas aos novos profissionais. Em sua fala, o advogado destacou o papel social da classe e asseverou que o Exame de Ordem é a garantia republicana da qualidade da advocacia brasileira.

“Ao entregarmos essa carteira, a mesma que pertenceu a Sobral Pinto, Heleno Fragoso e tantos outros mitos da história deste país, o fazemos com a certeza de que ela estará nas mãos de quem merece detê-la e carregá-la com orgulho. Se perdemos isso, perderemos o norte da advocacia”, disse Santa Cruz, afirmando que do Exame de Ordem depende a beleza e a pureza das solenidades de compromisso.

Graduada em odontologia, a jovem advogada Helvia Mata encontrou no direito a sua paixão. Para ela, a cerimônia representa uma grande conquista. “Quando estudava para concursos, ainda em minha antiga profissão, eu me apaixonei pelo direito e decidi entrar na universidade. Hoje me sinto vitoriosa por estar fechando mais um ciclo e abrindo espaço para uma nova etapa em minha vida”.

Ao receber a credencial que o habilita para o exercício legal da advocacia, Carlos Frederico Júnior pontuou que sempre enxergou no Direito o seu futuro profissional. “Desde o primeiro semestre até o final da graduação, tive a convicção de que eu queria ser advogado. E hoje estou aqui realizando um sonho da minha vida. Agora me sinto completo”.