OAB/SE promove tarde lúdica para crianças e adolescentes do Abrigo Sorriso

Nesta sexta-feira, 14, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, visitaram o Abrigo Sorriso com um propósito especial: proporcionar, através de brincadeiras e da contação de histórias, uma tarde lúdica para as crianças e adolescentes acolhidas pelo lar temporário, localizado na capital sergipana.

Presente ao evento, a secretária-geral da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE e uma das organizadoras da ação, Arlene Batista, descreveu a visita como uma oportunidade única de pensar no outro e se colocar lugar do próximo.

“É muito graficamente poder estar aqui e vivenciar um pouco da realidade dessas crianças e adolescentes. Saímos com o desejo de voltar mais vezes para tentar trazer mais conforto e atenção para eles”, destacou Arlene.

“Quando iniciamos com as oficinas jurídicas, pensamos em como aliar o trabalho desenvolvido por nós ao lado social. Hoje, ficamos felizes de trazer alegria para essas crianças que já passaram por momentos tão difíceis”, afirmou Patrícia França, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, que também a abraçou o ato.

De acordo com o coordenador do Abrigo Sorriso, Baruc Fontes, o local acolhe crianças e adolescentes que estão sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social de Aracaju, porque foram negligenciados ou sofreram algum tipo de violação dos seus direitos.

“O abrigo é um lar temporário onde essas crianças e adolescentes ficam para que a equipe possa observar de perto a situação deles e verificar se é possível reinseri-los ao seio da família ou avaliar a possibilidade de adoção”, explica Baruc.

Para ele, ações como esta são sempre bem-vindas, principalmente nesta época do ano. “O natal é uma época muito familiar, de afeto e carinho, e esses meninos e meninas enfrentaram tantas situações de violência, abandono e negligência, que talvez não tenham tido um momento como esse antes”.

Idealizada pelas Comissões de Direitos da Infância, Adolescência e Juventude; Promoção Cultural; e Mediação, Conciliação e Arbitragem, a ação promoveu ainda a entrega de brinquedos arrecadados em eventos realizados pela OAB/SE, através da inscrição solidária em cursos, palestras e workshops.

“Além da atuação dos abnegados membros da Comissão da Infância e da participação de membros de outras comissões da OAB, é importante destacar que as doações de brinquedos foram fruto do trabalho da ESA, que também fez doações de alguns presentes, assim como a CAASE. Ambas as instituições sempre atendem nossos apelos e os colaboradores da ESA são nossos maiores parceiros, inclusive na organização dos presentes. Sou muito grata a Dani Vasconcelos e Josenilson Ramos, além de outros colaboradores que fazem parte do sistema OAB”, ressalta Glícia Salmeron, presidente da Comissão organizadora da ação.

Esta é a segunda vez que a OAB/SE visita o Abrigo Sorriso com intuito de transformar um dia na rotina dos acolhidos. Em 2017, a seccional realizou uma grande entrega de presentes no local, beneficiando seis casas de assistência situadas em Aracaju.