OAB promove evento de Reflexão no dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher mereceu evento, em grande estilo, na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). O evento Mulher: Cuide-se! promovido pela OAB, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e a Escola Superior de Advocacia, e com o apoio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia foi um sucesso.

Com uma programação diversificada, o evento iniciou à tarde no auditório da OAB com a realização de atividades voltadas para o autocuidado, saúde e bem-estar das mulheres. Foram oferecidas atividades interativas como intervenções artísticas, curso rápido de defesa pessoal, vídeos e fotos, além de um lounge de beleza, onde as advogadas e demais participantes usufruíram de serviços como massagens relaxantes, cabeleireiros, esmaltação de unhas e maquiagem.

O evento seguiu à noite com muitas homenagens, tendo como ponto alto a solenidade de posse dos 49 membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, que tem como presidente Adélia Moreira Pessoa, vice-presidente, Valdilene Oliveira Martins e 1ª secretária, Bruna Menezes Carmo. Também houve a posse da vice-presidente da Comissão de Direitos LGBTQI+, Dalvacir Azevedo de Gois.

Solenidade

O presidente da OAB, Inácio Krauss, ao realizar a abertura oficial do evento agradeceu a presença de todos, falou das conquistas das mulheres e ressaltou a importância da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB.

“Abrimos esse evento para comemorar conquistas não só das advogadas, mas de todas as mulheres, sabemos que são conquistas através de lutas e essas lutas têm que continuar, não podem parar, as conquistas são diárias. É um dia não só de comemorar as conquistas, bem como de reflexão. Quando assistimos e lemos os jornais pela manhã nos preocupou a notícia sobre o aumento do feminicídio, tema que já é uma preocupação muito grande da nossa Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da nossa OAB, mas tenho certeza que esse aumento é decorrente daqueles que ainda acham que as mulheres querem competir, querem ser adversárias dos homens. Temos que mostrar que as mulheres querem somente igualdade e respeito, garantidos constitucionalmente”, afirmou.

Em seguida, Inácio Krauss passou a presidência da mesa da solenidade para a vice-presidente da OAB, Ana Lúcia Aguiar. A vice-presidente elogiou o presidente pelo ato e destacou o tratamento paritário que é dado pela atual gestão no Conselho e Diretoria da OAB, sendo o Estado de Sergipe uma referência nacional na sua seccional por possuir a diretoria formada por homens e mulheres. “O Conselho é formado por 50% mulheres, 50% homens; a CAASE é formada mais de 60% por valorosas mulheres”, afirmou.

Partilha

Em seguida a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Adélia Moreira Pessoa, ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher, para que possamos refletir sobre como foi longo o caminho percorrido pela mulher em sua busca da equidade, mas não podemos esquecer de que a nossa caminhada não admite paradas, a não ser para tomar fôlego para prosseguir nas lutas, pois também longo será o caminho a percorrer.Segundo ela os dados sobre a Violência contra a mulher no Brasil são alarmantes . Quantas mulheres morrem pelo fato de serem mulheres, diariamente no Brasil, indaga ela? “Elas morrem no lugar mais inseguro para a mulher – a sua casa. As pesquisas mostram isso, que a casa é o lugar mais inseguro para a mulher. E quando se trata de mulher LBT aí piora a situação”, alertou.

Adélia Pessoa chamou a atenção também para a partilha de responsabilidades e tarefas entre homens e mulheres. “A Constituição de 1988 diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, mas e na vida diária será que as mulheres têm isso? Nós temos igualdade nos salários, igualdade na partilha, na divisão do trabalho doméstico? Se cada mulher conseguir que o seu parceiro, o seu companheiro divida as responsabilidades esse é um grande caminho”, enfatizou.

A vice-governadora, Eliane Aquino, presente ao evento , salientou as dificuldades e desafios enfrentados pelas mulheres. Ela anunciou na ocasião a criação da Coordenadoria Estadual das Mulheres na pasta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho – Seit. O setor foi criado após uma visita de integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB. “Não será só um grupo de trabalho, teremos uma Coordenadoria com pessoas extremamente competentes, mas que precisa muito da ajuda de todas vocês, pra gente pensar a nossa sociedade, as nossas mulheres”, disse.

Igualdade

Eliane também parabenizou a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB. “Parabéns para toda a Comissão, pelo que tem feito. Vocês são realmente o nosso baluarte da política pública”, afirma.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, desembargadora Vilma Amorim, afirmou que ao assumir a presidência colocou mulheres nos cargos estratégicos do órgão. A desembargadora também ressaltou a importância de buscar a igualdade material. “Temos de buscar e praticar a igualdade material. Temos que sair do discurso e ir para as práticas. Se existe remuneração desigual de mulheres em relação ao homem temos que fazer valer a igualdade material. Que bom que estamos aqui e que conseguimos muitas coisas, mas o percurso é longo e precisamos estar juntos, mulheres e homens nessa busca da igualdade material”, enfatizou.

A juíza-coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Rosa Geane Nascimento Santos, também falou sobre igualdade e respeito às diferenças. “Não se pode pensar em mulher sem pensar em amor, em doação, em respeito”, ressaltou.

Presenças

A mesa solene do evento foi composta pelo presidente da OAB, Inácio Krauss; pela vice-governadora, Eliane Aquino; pela vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar; pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Conselheira Federal Adélia Moreira Pessoa; pela conselheira federal da OAB, Glicia Salmeron; pela presidente da CAASE, Hermosa França; pelo diretor da Escola Superior da Advocacia, Kleidson Nascimento; pela conselheira seccional e coordenadora do evento pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Bruna Menezes; pela vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Bárbara Toledo; pela procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Deputada Goretti Reis; pela vereadora Emília Corrêa, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, desembargadora Vilma Amorim; pela juíza-coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Rosa Geane Nascimento Santos, pela procuradora da República da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, Martha Figueiredo. Também estiveram presentes na solenidade autoridades, políticos, representantes de diversos órgãos e membros da Diretoria e Conselhos da OAB.