Campanha Abril Verde é lançada na sede da OAB

Em solenidade realizada na noite dessa segunda-feira, 1º, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) foi lançada oficialmente a Campanha Abril Verde, que tem como objetivo reduzir os índices de acidente de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças relacionadas ao trabalho.

A mobilização acontece no Brasil desde 2014, no mês de abril, em razão de duas importantes datas: o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e de Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28, e o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Este ano, a OAB se engajou a campanha juntamente com outros órgãos e instituições, a exemplo do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), do Sesi e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Sergipe (SRTE/SE).

O presidente da OAB, Inácio Krauss, realizou a abertura da solenidade ressaltando a importância da campanha. Segundo Krauss, a iniciativa visa à conscientização não somente das instituições, mas de toda a sociedade quanto à prevenção de acidente de trabalho. “É uma satisfação imensa que essa campanha Abril Verde se inicie aqui na OAB, que pela primeira vez terá o prédio iluminado de verde”, salientou.

Inácio Krauss também parabenizou o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região/Sergipe (Getrin-20), o qual a OAB integra, e lembrou que o fato de o Brasil ser o quarto País do mundo no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho torna ainda mais necessária essa campanha de conscientização da sociedade. “Essa campanha vem sendo muito bem feita com atos e atividades desenvolvidos pelo Getrin não apenas no mês de abril, mas ao longo dos quatro anos de existência do grupo”, afirmou.

Para o representante da OAB no Getrin-20 e presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança no Trabalho, Clodoaldo Andrade Júnior, o evento é muito importante para a conscientização da população quanto à necessidade de prevenção dos acidentes de trabalho.

Segundo Clodoaldo, tanto os empregadores quanto os empregados devem ter consciência que precisam no dia a dia cuidar da saúde e segurança do trabalhador. “O nosso País é hoje o quarto no mundo em número de acidentes no trabalho e essa estatística precisa baixar. Estamos agora passando por um momento de precarização das relações de trabalho e se a prevenção não acontecer é provável que esse número cresça ainda mais”, disse.

Clodoaldo afirmou ainda que a campanha tem o intuito de conscientizar à população. “Os prédios ficam verdes, que é a cor da saúde, e as pessoas ao visualizarem vão interrogar o porquê de estarem assim. Essa mudança da cor mostra o engajamento da OAB na prevenção da saúde e segurança do trabalhador”, enfatizou.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Thenisson Santana Dória, ressaltou o alerta feito à sociedade pela campanha Abril Verde em relação aos acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e a necessidade de se ter um ambiente de trabalho saudável. “Esta campanha está sendo lançada na OAB por iniciativa do Getrin-20 e o prédio da OAB foi escolhido por ser de grande visibilidade e por representar a sociedade”, afirmou.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Emerson Albuquerque Resende, também destacou a relevância da campanha e do seu lançamento na OAB. “A OAB representa a sociedade civil organizada e é isso que a campanha busca ao envolver a sociedade na prevenção de acidentes de trabalho”, pontuou.

Presenças

Participaram da solenidade o presidente da OAB, Inácio Krauss, a vice-presidente da OAB, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar; o vice-presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Emerson Albuquerque Resende; o representante da SRTE/SE, Ed Wanderley de Andrade; o representante do Sesi, Acrísio Campos; o representante da OAB no Getrin-20 e presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança no Trabalho da OAB, Clodoaldo Andrade Júnior; a secretária-geral adjunta da OAB, Andrea Leite de Souza; o diretor tesoureiro da OAB, David Dias Garcez de Castro Dória; a presidente da CAASE, Hermosa França; além dos conselheiros seccionais da OAB Izadora Gama Brito, Geraldo Vinicius Oliveira Nunes, José Robson Santos de Barros, e de integrantes da Comissão de Direitos Sociais e Segurança no Trabalho.