Representantes da OAB são empossados no Colégio de Vogais da Jucese

Tomaram posse nessa segunda-feira, 8, como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), no Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), a presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB, Maria da Purificação Andrade Vieira, como titular, e o conselheiro seccional Dalmo de Figueiredo Vasconcelos Bezerra, como suplente.

Eleita representante para o Colégio de Vogais da Jucese, por meio de lista tríplice, Maria da Purificação Andrade Vieira, teve o nome referendado não somente pelos conselheiros da Seccional Sergipe como também pelo governador Belivaldo Chagas, que manteve a escolha dos nomes da lista feita pela classe. Além de Maria da Purificação, que obteve o maior número de votos, também constava na lista os nomes dos advogados Dalmo de Figueiredo Vasconcelos Bezerra, segundo mais votado e Victor Ribeiro Barreto, o terceiro mais votado.

Maria da Purificação (titular) e Dalmo de Figueiredo Vasconcelos Bezerra (suplente) atuarão como representantes da OAB junto à Jucese no quadriênio 2019-2023. Na sessão plenária do Colégio de Vogais realizada nessa segunda-feira, os novos membros tiveram o primeiro contato com o vocalato.

O presidente da OAB, Inácio Krauss, parabenizou aos representantes titular e suplentes nomeados pelo governador para o Colégio de Vogais da Jucese, e também ao conselheiro Victor Ribeiro Barreto por integrar a lista. “O governador respeitou a vontade do Conselho Seccional! Boa gestão aos nomeados! Viva a democracia!”, saudou.

Maria da Purificação comemorou a nomeação e posse. “Honra e gratidão são os meus sentimentos de hoje ao tomar posse como vogal representante da OAB na Jucese. Conheci a importância do cargo e entendi como o conhecimento adquirido na Secretaria-Geral da OAB será imprescindível no exercício da função que me foi delegada. Enfrentar desafios e obter novos conhecimentos me impulsiona e me realiza tanto na vida profissional como na pessoal. As experiências de uma serão levadas para a outra e vice-versa e a tendência é só melhorar no cumprimento da missão institucional de cada uma. Esse é o meu compromisso. Honra e gratidão me definem no dia de hoje, trabalho e comprometimento a partir de amanhã. Agradeço aos baluartes da advocacia sergipana Cezar Britto e Henri Clay que em 2007 foram os responsáveis pelo meu ingresso no sistema OAB. Sempre agradecida a Inácio Krauss que indicou/homologou minha participação na Diretoria da gestão anterior e, na atual, manteve meu nome no Conselho da Seccional além de me confiar a Presidência da Comissão de Sociedade de Advogados. Por fim, gratidão aos meus pares que confiaram no meu trabalho e me elegeram para fazer parte da lista tríplice enviada para a escolha do governador e com justiça, o governador acolheu a indicação da categoria como a mais votada”, ressaltou.

Na solenidade de posse e primeira sessão plenária do Colégio de Vogais, o presidente da Jucese, Marco Freitas, explicou o importante papel que será desempenhado pelos novos membros ao longo dos próximos quatro anos. “Temos o desafio de desburocratizar a abertura de novas empresas e com isso gerar emprego, renda e desenvolvimento para o nosso Estado”, destacou.

O Colégio de Vogais

Integram o Colégio de Vogais a União, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRSE), o Conselho Regional de Economia de Sergipe (Corecon-SE), a Associação Comercial de Sergipe (Acese), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), a Federação da Agricultura de Sergipe (Faese), e o Governo do Estado.

Trata-se de um órgão deliberativo que desempenha um papel fundamental na estrutura da Jucese, e nas funções que ela desempenha junto à sociedade. É o responsável pela análise – deferimento ou indeferimento – dos processos referentes a aberturas, alterações e baixas das empresas dos tipos jurídicos: sociedade anônima, consórcio, cooperativa, além de processos ligados a transformações, incorporações, fusões e cisões empresariais, e recursos interpostos ao plenário.

* Com informações da Jucese