Solenidade de compromisso da OAB saúda 67 jovens advogados

A tarde desta terça-feira, 23, foi especial e marcada por muita alegria e emoção para os 67 bacharéis em Direito que prestaram juramento e receberam a carteira para o início do exercício da atividade da advocacia.

Promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), a cerimônia foi muito prestigiada e contou com a participação da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), de conselheiros e membros de comissões da OAB/SE, de ex-presidentes e membros honorários vitalícios da Seccional, além dos familiares e amigos dos novos advogados.

A saudação de boas-vindas foi feita pelo ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB/SE, José Francisco da Rocha. A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, foi a responsável por apresentar, na solenidade, o currículo e breve história de José Francisco. Com 93 anos de idade, ele é hoje o advogado mais antigo em exercício profissional no Estado de Sergipe. A sua inscrição é a de nº 190.

Vocacionados

Formado pela Antiga Faculdade de Direito, Dr. Rochinha, como é carinhosamente chamado, relatou para os novos colegas a experiência dos 63 anos de atuação na advocacia. Ele formou em 1956, aos 30 anos, e desde então manteve uma advocacia ininterrupta. “Fui concomitantemente advogado do Banco do Brasil, por décadas, até me aposentar, e mantive o escritório onde ainda hoje compareço. Atualmente exerço a advocacia pro bono para entidades mantidas ou assistidas pela Maçonaria, a exemplo do Asilo Rio Branco”, disse.

Em seu pronunciamento, José Francisco da Rocha, agradeceu a Diretoria pelo convite para fazer a saudação dos jovens advogados. “Felicito a administração da OAB pela feliz ideia de convidar um ex-presidente desta Seccional para saudá-los. Tão logo recebi o convite de Inácio Krauss pensei o que poderia transmitir de lúcido uma pessoa analógica a jovens digitais ansiosos pelo começo da vida profissional, mas o receio foi passageiro, e aí fiquei mais tranquilo, pois advogados independente de idade e do local do mundo onde estejam são advogados, quer dizer, somos vocacionados a dialética, ao debate crítico das ideias e teses, seja repaginando as antigas, que não deixam de estar em constante evolução, sejam as novas que vão surgindo, em função do natural desenvolvimento da humanidade”, afirmou.

O ex-presidente da OAB/SE ressaltou ainda para os jovens colegas que existem três palavras-chaves que considera importantes na vida profissional: exemplo, continuidade e perpetuidade. Segundo ele, a defesa do ofício cabe aos advogados, sempre inseridos no órgão de classe. “Sempre tive na advocacia uma atividade prazerosa e contínua, e sempre estimulei meus filhos e netos a assim também agirem e a estar atuando na nossa OAB”, ressaltou.

Atividade vibrante

Para ele, a advocacia é uma atividade jurídica vibrante. “Entendo que seja a mais vibrante e dinâmica dentre as carreiras jurídicas porque o desassossego e a atividade do advogado é que gera alterações nas jurisprudências e posteriormente na norma. O prazer que sente o advogado quando assume a tribuna e consegue a vitória do Direito do seu constituinte não tem preço, sem palavras, porque não existe atuação do juiz ou do promotor sem uma provocação prévia do advogado seja público ou privado”, pontuou.

José Francisco da Rocha também falou sobre o comportamento ético que o advogado deve ter perante todos com quem lida sempre obedecendo aos preceitos do Estatuto e do Código de Ética da Advocacia.

“Seguindo esses princípios continuaremos e perpetuaremos a advocacia. Prezemos pela continuidade das atividades da nossa OAB, em ambos os níveis estadual e federal, participem dela através das inúmeras comissões que atualmente existem, pois a atividade no órgão de classe os formará profissional e pessoalmente. A OAB é motivo de orgulho nacional, sempre esteve e sempre estará atenta, vigilante e participativa em cada momento histórico nacional, além de defender a nossa atividade e nossas prerrogativas, a OAB sempre estará ao lado dos injustos, dos hipossuficientes e dos socialmente vulneráveis e isso convenhamos é maravilhoso”, enfatizou.

Voz do cidadão

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, deu boas-vindas aos novos advogados e parabenizou a todos pela conquista. “É uma satisfação recebê-los aqui na sede da OAB, essa instituição que foi responsável pela construção desse País. Temos um papel não só para a advocacia, mas também histórico e na parte social na formação do nosso País”, destacou.

Krauss falou ainda da responsabilidade dos jovens advogados em passar para a sociedade a importância da advocacia e da OAB. “Para que a instituição continue a ser a voz do cidadão, da cidadã”.

Ele lembrou a relevância do compromisso que os novos advogados prestaram, ao fazerem o juramento. “Não se esqueçam de que prometeram e juraram cumprir a Constituição. Hoje a Constituição está sendo tão atacada e temos que defende-la. Nós temos uma lei para ser cumprida e essa lei é a Constituição, é onde se fortalece a advocacia. Não esqueçam também do compromisso de defender os direitos humanos e o Estado Democrático de Direito, e principalmente de agir com ética profissional. Parabéns mais uma vez, sejam bem-vindos, contem com a OAB”, salientou Krauss.

Novo formato

O secretário-geral da OAB, Aurélio Belém do Espírito Santo, ressaltou a nova forma de realização da tradicional solenidade de entrega de novas credenciais aos colegas que ingressam na carreira da advocacia.

“Foi um evento maravilhoso, dinâmico, emocionante, recheado de novidades e surpresas. Iniciamos as homenagens aos ex-presidentes que farão as saudações aos novos colegas durante as solenidades. Hoje começamos “com o pé direito”, com a fala do nosso decano José Francisco da Rocha, nosso querido Rochinha, que no alto dos seus 93 anos, emocionou a todos com sua oração, repleta de lições, exemplos e de história. Simplesmente fantástico!”, salientou.

Inácio também afirmou que durante a solenidade foi lançado o novo kit de boas-vindas, destinado aos novos advogados, contendo, dentre tantos itens costumeiros, o novo broche institucional, moderno e vistoso.

“A iniciativa do caprichoso presidente Inácio Krauss está de parabéns. Seguimos cumprindo o compromisso firmado com a advocacia e a sociedade de otimizar e dinamizar as boas práticas da gestão, sem perder de vista as conquistas e tradições, enfim, o compromisso de avançar!”, pontuou.

Oradora

A oradora da turma, Júlia da Silva Dias, destacou o fato de a partir daquela solenidade ela e todos os colegas ingressarem como membros no quadro de advogados inscritos na OAB. “Neste momento somos incubidos de uma missão: missão de sermos fomentadores da ordem, da justiça e da democracia, em busca de um Estado democrático, buscando sempre agir com ética, respeito e sabedoria com aqueles que nos confiaram seus direitos. E quando, durante o exercício da advocacia, nos depararmos com o desrespeito a nós, na condição de advogados, que saibamos nos valer desta Casa, OAB”, salientou.

Júlia também agradeceu aos colegas pela escolha para que ela representasse a turma e falou dos desafios da advocacia no atual cenário de turbulência institucional, política, econômica e social. “Para nós, jovens advogados, é dizer desde logo que enfrentaremos grandiosos desafios, mas que estejamos conscientes de nossa missão: honrar a nossa Constituição Federal, não deixando que ela seja meramente folhas de papel”, afirmou.

Ao finalizar ressaltou a importância da família, amigos e professores que não mediram esforços para que todos eles realizassem esse sonho. “O nosso muito obrigada”, somos advogados!”

Conquista

O jovem advogado Jefferson Santos não cabia em si de tanta alegria, satisfação e sensação de dever cumprido. “O sentimento dessa conquista só a gente mesmo consegue saber. Não dá para exterioriza-lo. É algo muito interno e particular. Já tenho duas formações, sou administrador e analista de banco de dados, e a minha decisão em ir para o viés do Direito é seguir o legado de meu pai. Ele é um juiz aposentado. Hoje é um advogado, militante, tem 73 anos, e não deixar a bandeira cair e continuar a advocacia na família, sempre honrando aquilo que sempre tivemos como educação nos primórdios”, revelou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar; a secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite Souza; o diretor tesoureiro da OAB/SE, David Dias Garcez de Castro Dória, o ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB/SE, Henri Clay Andrade; o conselheiro federal da OAB/SE, Vitor Lisboa; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Rafael Sarmento, que na oportunidade representou a presidente da CAASE, Hermosa França; a vice-diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA), Silvana Farias Cruz, que representou no evento o diretor-geral, Kleidson Nascimento dos Santos; o presidente do Conselho da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Pereira Siqueira; a conselheira estadual Clarisse de Aguiar Ribeiro Simas; e o conselheiro estadual Glover Rúbio dos Santos Castro.