Presidente da OAB Sergipe é patrono de 65 novos advogados da OAB Maranhão

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, prestigiou na tarde da última sexta-feira, 26, no auditório da OAB/MA, a solenidade de compromisso de 65 novos advogados e um estagiário. Inácio Krauss participou da cerimônia na qualidade de patrono.

O presidente da OAB/SE iniciou a saudação aos jovens advogados maranhenses recitando o poema “Paraibanos” de autoria do advogado e poeta sergipano, Ilton Marques.

Na oportunidade, Krauss expressou o quanto ficou satisfeito em poder atender ao convite feito pelo presidente da OAB/Maranhão, Thiago Diaz. “Sinto-me honrado, presidente e amigo Thiago Diaz, e já agradeço a deferência em me convidar para apadrinhar essa turma de novos advogados e advogadas que hoje ingressam na OAB/Maranhão, já os saudando, de forma imediata e calorosa, dando-lhes as boas-vindas”, ressaltou.

Importância da advocacia

No seu discurso, Inácio Krauss enalteceu a importância do advogado e da advocacia. “Com certeza, a advocacia é uma das funções mais importantes que um profissional pode desenvolver a serviço da sociedade, sendo consagrada no artigo 133 da Constituição Federal ao afirmar que “o advogado é indispensável à administração da Justiça””.

Ele salientou ainda que “sem qualquer dúvida ou temor, que, sem a existência do Advogado, a Justiça não seria possível; pois, somente esse a aproxima do cidadão. Tenho a convicção de que muitos Advogados e Advogadas aprendem e conhecem a grandeza de nossa profissão a partir do seu pleno exercício. Nós somos defensores da Democracia, da sociedade, na medida em que o Estado Democrático de Direito garante a liberdade a todos. Defendemos, então, direitos e liberdades”.

Krauss pontuou também que o exercício da advocacia deve sempre estar sustentado em três sólidas colunas que sequer, podem ser abaladas: a sabedoria, a lealdade e a coragem. “A primeira, a sabedoria, consiste no estudo contínuo do profissional da advocacia para o exercício da sua profissão. Trabalhamos com o direito; e o direito é dinâmico! Recebemos em nossas mãos causas de nossos clientes e precisamos estar atualizados para que não prejudiquemos a quem nos tanto confiou. Só o conhecimento pleno nos fará sermos sábios”, afirmou.

Participação na OAB

O presidente da OAB/SE destacou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil e a importância da participação dos jovens advogados na instituição. “Conclamo a todos para que participem do dia a dia da Ordem! Não se esqueçam da OAB após receberam a credencial. Defendam a sua instituição! Vocês fazem a OAB; são seu corpo e alma e têm a responsabilidade de honrar a história da OAB e fazerem história com ela. Vejam a OAB como porto e farol. Uma instituição que se apresenta como a instância segura para a travessia das crises e aponta caminhos para superação das mazelas”, enfatizou.

De posse da palavra, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, também destacou o papel da OAB diante da sociedade e convidou os novos profissionais a somarem força no fortalecimento da Ordem.

“Vocês fazem parte agora desta que é considerada a instituição de maior credibilidade do País. Mais que cidadãos, vocês são agora, porta-vozes da sociedade e defensores do direito. Essa é a Casa de vocês. Participem de nossas atividades, pois uma OAB unida fortalece toda a advocacia”, disse.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB/MA, Dihones Muniz, aprovou o  acolhimento feito pela gestão da Ordem no Maranhão. “Proporcionar essa recepção aos jovens e às jovens advogadas maranhenses é algo muito prazeroso para todos nós da Comissão da Jovem Advocacia. Esse primeiro momento de acolhida, é extremamente importante para que eles saibam que podem contar com a OAB ao longo de sua jornada na advocacia”, afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade, Inácio Krauss foi surpreendido com uma homenagem feita pelos membros do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da Seccional Sergipe. No vídeo, os integrantes do Conselho enalteceram a gestão de Krauss à frente da OAB e todo apoio que ele tem dado para o desenvolvimento das atividades voltadas para os novos advogados.

Na oportunidade, o presidente da OAB Sergipe também foi homenageado pela OAB Maranhão com uma placa de participação no evento. “Fico muito honrado em participar desta solenidade com os colegas advogados do Maranhão. A OAB Maranhão está de parabéns por esta iniciativa de bem receber o jovem profissional em advocacia”, afirmou Inácio Krauss.