Penúltima Roda de Conversa com a Advocacia dos Juizados Especiais é realizada no Alto Sertão

No interior do Estado, o ciclo de edições da Roda de Conversa com a Advocacia dos Juizados Especiais terminou nesta quarta-feira, 28, em Nossa Senhora da Glória, na região do Alto Sertão. A última edição do evento será realizada no dia 12 de setembro, na capital sergipana.

Reunindo diversos advogados e advogadas da região, o debate foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nossa Senhora da Glória, e contou com as palestras de cunho didático-acadêmico ministradas pelos advogados Frank Deering, que abordou o tema “Juizados Especiais Cíveis e Advocacia 4.0; e David Guimarães que falou sobre “Juizados Especiais Criminais”. A roda visa dar orientações para melhor atuação profissional, estimular o aprimoramento jurídico da advocacia e coletar as demandas da classe.

Além de oferecer sugestões para o dia a dia no exercício da advocacia nos juizados especiais e criminais, as palestras abordaram aspectos técnicos da profissão e as diligências mais comuns. O presidente da Comissão de Juizados Especiais, Alfredo Cunha, agradeceu a participação dos advogados e advogadas que participaram do evento.

Para Alfredo Cunha, o dia em Glória foi muito importante para a Comissão. “Realizamos uma blitz de panfletagem nos fóruns, convidamos a classe para o evento e fomos muito bem recepcionados pela Comissão Regional. O resultado foi à adesão contagiante da advocacia do Sertão”, disse.

O presidente da Comissão Regional de Nossa Senhora da Glória e Região do Sertão de Sergipe, Edson Alexandre da Silva, agradeceu a presidente da CDL, Maria Goretti Menezes de Azevedo, a cessão do espaço para a realização da Roda de Conversa.

Edson Alexandre considerou as discussões sobre os temas vitais. Segundo ele, os temas abordados pelos palestrantes Frank Deering e David Guimarães vêm em bom momento. “De fato inexiste no ordenamento jurídico pátrio o chamado “mero aborrecimento”; eis que qualquer que seja o abalo, por menor que seja, surge, pois o dever de indenizar, ainda o teto de indenizações no âmbito dos Juizados deve ser aquele que contemple a verdadeira, a mais lídima justiça”, ressaltou.

O presidente da Comissão Regional de Glória ressaltou ainda que “como bem dito pelo presidente da Comissão de Juizados Especiais, Alfredo Cunha, muito ainda devemos fazer e o faremos. A OAB/SE por meio do presidente, Inácio Krauss, e dirigentes tem mantido contato direto com a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), para que o dialogo institucional sempre seja o caminho melhor a ser trilhado”, ressaltou.

O representante da OAB Nossa Senhora das Dores Elismar Santos, parabenizou pela realização do evento. “Foi mais que um bate-papo, mas um momento de intensa reflexão, notadamente, a palestra de Dr. Franklin Deering. Mais do que nunca sentimos a presença da Ordem no Sertão. Saímos renovados”, afirmou.

Estiveram presentes à qualificação, os membros da Comissão Regional, Lenaura Feitosa Aragão (2º vice-presidente); José Carlos da Purificação Carvalho (2º secretário); Valdione dos Reis Santos (representante das Prerrogativas); José Jeovany da Silva (representante da ESA); Amanda Regina Sousa Santos (representante da CAA/SE); Anne Carolinny Menezes de Azevedo Turri (representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher); Valdeson Dieverte Correia Freitas (representante de Esportes); Angelo Santos Oliveira (representante da Jovem Advocacia); Pedro Mateus Cardoso Santos (representante da OAB Gararu); Jason Eduardo Andrade Ferreira (representante da OAB Monte Alegre); Valdione dos Reis Santos (representante da OAB Nossa Senhora da Glória); e Elismar Santos (representante da OAB Nossa Senhora das Dores).