Curso da ESA aborda técnicas de comunicação e fomenta prática de aprendizado para boa oratória

A capacitação promovida neste sábado, 26, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Escola Superior de Advocacia, foi ministrada pela especialista, advogada e professora, Ingrid Wernick. A palestrante abordou técnicas de comunicação e fomentou a prática do aprendizado para uma boa oratória.

De acordo com Ingrid Wernick, um aspecto fundamental para o desenvolvimento de uma comunicação efetiva é reconhecer a imprescindibilidade da emoção e da responsabilidade. “A informação é assimilada pela emoção e não pelo conteúdo. É a maneira de informar que faz a plateia assimilar o teor”.

“Outro ponto importante, que é pressuposto da Programação Neurolinguística (PNL), trata-se da comunicação como o resultado obtido. Não existe ‘falei, mas a pessoa não me entendeu’. Nós precisamos adaptar nossa comunicação para que o outro entenda. A responsabilidade é nossa”, explicou a especialista.

Em sua fala, Ingrid enalteceu ainda o teor da comunicação, que consiste na troca de informações através de interação. “Com a comunicação a gente cria conexões e transmite e obtém conexões. A gente se comunica todos os dias, até quando nós não falamos. É o jeito de nos vestir, os nossos gestos, etc”.

Ponderando que o ato de se comunicar permeia a vida do ser humano, a palestrante defendeu a importância da boa oratória. “Precisamos saber nossa responsabilidade de alcançar de forma eficaz o que queremos. Profissionalmente, a comunicação transforma a advocacia em uma profissão de alta perfomance”.

Além de abordar os aspectos técnicos para uma boa comunicação, Ingrid fomentou a prática do aprendizado através da utilização da gamificação, que é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas por meio de ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

“Através desses jogos de tabuleiros, que possuem diversos desafios, os participantes treinam e superam o medo de falar em público, aplicando as técnicas apresentadas na capacitação. Todos os exercícios tem o intuito de desenvolver o raciocínio rápido, a criatividade e a oratória”, explicou Ingrid.

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento, ressaltou que o curso possui um formato atrativo e inovador, qualificando jovens e experientes advogados e advogadas. “A ESA mais uma vez cumpre a sua missão de levar cursos e treinamentos diferenciados à classe, contribuindo para o aperfeiçoamento da nossa advocacia”.