Memorial da Advocacia recebe visita de estudantes de Direito de Lagarto

Nesta sexta-feira, 22, os estudantes do 2º período da Faculdade Ages de Lagarto visitaram o Memorial da Advocacia Sergipana. Eles estavam acompanhados pelo professor de Direito Constitucional Allan Ulisses Carvalho de Melo e participaram de uma visita guiada à Casa da Cidadania, onde tiveram a oportunidade de conhecer a história e o trabalho da instituição por meio de contos, fotografias, documentos, objetos, medalhas, atas e mobílias.

Na visita, a conselheira e vice-presidente da Comissão da Sociedade de Advogados, Vanessa de Castro Dória Melo, recepcionou e acompanhou o professor Allan e os estudantes. Segundo ela, a visitação é muito importante para os estudantes para que eles possam conhecer a Casa da Advocacia.

Segundo ela, frequentemente o Memorial é visitado por diversas instituições de ensino tanto da Capital quanto do interior, como foi o caso do grupo de discentes da Faculdade Ages. “Várias vezes durante o ano a gente recebe essa visitação e as turmas são sempre acompanhadas por um conselheiro”, afirmou.

Conforme Vanessa Melo, ao chegarem os estudantes recebem as primeiras informações sobre a OAB/SE, as comissões e os Conselhos Estadual e Federal, sobre a composição da Diretoria e qual o papel da Ordem na sociedade ainda no Plenário. “Após esse momento inicial, é realizada a visita ao Memorial, onde os estudantes conhecem um pouco da história do Casarão, que data de 1920 e que foi construído pela missão italiana”, revelou.

O professor de Direito Constitucional Allan Ulisses Carvalho de Melo destacou que a vinda a OAB/SE integra uma série de visitas e aulas de campo realizadas pelos alunos de Direito da Faculdade Ages neste semestre. “Visitamos o TJSE, TCE/SE, TRE/SE e encerramos com chave de ouro aqui na OAB, onde fomos muito bem recebidos. Aproveito para agradecer a Presidência em nome da colega Vanessa Melo que nos recebeu tão bem”, afirmou.

Allan Ulisses revelou ainda que ele e os estudantes puderam conhecer com detalhes a Casa do Advogado. “Conhecemos um pouco da história da OAB Nacional e OAB/SE e todas as benesses que a Ordem tem feito para o cidadão, afinal uma das funções constitucionais da OAB é a defesa da cidadania e é um dos guardiões da Constituição. Os estudantes estão no segundo período do curso de Direito, no início ainda, mas eu fiz questão de trazê-los para que eles já possam entrar nessa atividade da cidadania e quem sabe no futuro possam ser também membro dessa Casa como conselheiros”, enfatizou.

A estudante de Direito, Roberta Batista, disse que a experiência foi enriquecedora. “A gente poder conhecer um pouco da história da Casa da Cidadania e também muito prazeroso poder fazer parte dessa visita”, ressaltou.

Ela disse ainda que ficou encantada com o Memorial da Advocacia e que após a visita ficou para ela um desejo e uma motivação ainda maior de poder se tornar uma profissional a altura de fazer parte da OAB/SE.

Outra visita

No dia 8 de novembro foi à vez dos estudantes de mentoria da Unit realizar a visita ao Memorial. Durante a visita, a conselheira seccional e curadora do patrimônio histórico da OAB, Manuella Vergne, apresentou os ambientes do Memorial e falou sobre o compromisso da instituição com a defesa intransigente da democracia e dos interesses da advocacia e da população.