I Workshop de Empreendedorismo Jurídico conscientiza advocacia sobre aprimoramento da profissão

O I Workshop de Empreendedorismo Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, foi realizado nesta quinta-feira, 12, com os propósitos de orientar e conscientizar a classe sobre a prática, o panorama e os benefícios de aplicar o empreendedorismo na profissão.

Idealizada pela Comissão de Direito Privado e Empreendedorismo Jurídico da OAB Sergipe, a qualificação colocou em debate os principais motes relacionados à gestão do tempo; à programação mental; à captação de cliente; ao marketing; e à gestão de escritórios.

Na avaliação da palestrante, Laura Figueiredo, que abordou o empreendedorismo jurídico e a gestão do tempo, o evento foi importante para relembrar que a advocacia carece de reinvenção e aprimoramento. “Precisamos ir além do que vemos no meio acadêmico”, disse.

“Infelizmente, algumas faculdades ainda não se modernizaram e não abordam assuntos como a gestão pessoal e isso reflete muito no Judiciário. A morosidade existe não só pelo grande número de demandas, mas também pela falta de gestão dos operadores do Direito”, pontuou.

Na abertura do evento, o ministrante e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SE, Leão Magno, que participou do painel sobre marketing, também falou sobre “a necessidade de a classe atentar-se ao tempo de transformação, caminhando ao lado do avanço da tecnologia”.

O vice-presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia da OAB/SE, José Carlos Correia, esteve presente ao workshop e parabenizou a Comissão de Empreendedorismo Jurídico pela realização do evento promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia.

“Foram abordados temas conflitantes e atuais. Sobre o uso das redes sociais, por exemplo, o Tribunal de Ética de Pernambuco proíbe o patrocínio de publicação no instagram. Já a OAB são Paulo, sim. Então trazer à tona o debate jurídico acerca desses temas é importante”, avaliou.

O workshop contou com as palestras ainda dos especialistas Saulo Álvares, Katiene Barbosa, Thiago Noronha, Pedro Henrique Lisbôa e Leão Magno. “Nosso intuito foi de trazer juristas sergipanos com vasto conhecimento”, contou Thiago Noronha, presidente da Comissão.

“O evento visou discutir assuntos como fidelização de clientes e gestão de escritórios com experiências práticas de pessoas locais. São temas vitais a serem debatidos, especialmente para a jovem advocacia porque são motes que faculdades não abordam”, considerou Thiago.

O jovem advogado, Altair Oliveira, avaliou o evento como uma iniciativa indispensável. “Para a advocacia em início de carreira, que entra em um mercado atualmente bem concorrido, é importante aprender uma maneira de se inserir no mercado e criar autoridade em suas áreas”.