OAB/SE saúda 28 jovens advogados em solenidade de compromisso

Uma data para ficar na memória, assim foi a segunda-feira, dia 27 de janeiro, para os 28 novos advogados e advogadas que prestaram compromisso com a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. Ao lado de familiares e amigos, eles se emocionaram e também puderam sentir a sensação de conquista, ao receberem a carteira profissional da OAB, que os torna aptos para o exercício do Direito.

A cerimônia foi realizada à tarde, no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, e contou com a participação da Diretoria da instituição. A mesa solene foi formada pela vice-presidente, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar; pelo secretário-geral, Aurélio Belém do Espírito Santo; pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite de Souza, pelo tesoureiro David Dias Garcez de Castro Dória; pela tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Silvânia dos Santos, que representou a presidente Hermosa França na solenidade, pelo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Joaby Gomes Ferreira; e pelo advogado da Comissão Regional de Nossa senhora da Glória e Região do Sertão de Sergipe, José Augusto de Oliveira.

A vice-presidente Ana Lúcia Aguiar representou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, na solenidade e deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas. “É uma honra muito grande poder presidir esta solenidade. Saúdo os familiares porque sei que o percurso foi longo, mas tudo isso, essa grande conquista que vocês estão recebendo teve a participação essencial dos seus familiares. Vocês estarem aqui hoje é um grande privilégio. É uma alegria muito grande poder dar as boas-vindas e principalmente parabenizar todos vocês através dos seus familiares e pais que estão aqui presentes”, ressaltou.

Ana Lúcia disse ainda que os jovens advogados a partir da solenidade de compromisso passam a integrar a instituição que em recente pesquisa foi eleita a mais confiável e mais respeitável do País. “A nossa missão é muito forte. Temos o dever e a ética de defender a nossa instituição, o Estado Democrático de Direito, a nossa Constituição Federal, os direitos humanos e os direitos dos nossos clientes com dignidade e altivez. A nossa instituição está aqui para defender as prerrogativas e não deixar que nenhum direito seja ultrajado”, salientou.

O decano da advocacia trabalhista José Garcez prestigiou a solenidade e foi convidado a saudar os jovens advogados passando algumas experiências já vividas. “Estudem. Não guardem apenas o conhecimento que receberam da academia. Comprem livros. Estudem que os senhores vencerão. Levem em conta que o advogado do outro lado sabe mais que vocês por isso que não facilitem e quando tiverem audiência peçam a palavra ao juiz se quiserem falar, digam: excelência, pela ordem”, orientou.

José Garcez falou da satisfação de ter a todos como colegas e enfatizou a coragem. “Não tenham medo. Quem deve ter medo é o bandido, é a parte que agiu fora dos ditames legais. O advogado não deve temer. Leiam Oração aos Moços, que Rui Barbosa diz isso. Tenham coragem porque vocês vencerão”, enfatizou.

O secretário-geral do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Raphael Goes Carvalho Oliveira, deu as boas-vindas em nome do Conselho Seccional e disse que para ele foi uma imensa honra saudar os novos advogados e novas advogadas. “Recebi minha carteira para advogar em 2018 e digo que estou muito próximo de vocês na questão do tempo, pouca coisa nos separa. Lembro bem do dia que estava aí sentado. Sei que esse momento é de muita ansiedade, mas também de grande alegria. É um momento ímpar na vida pessoal e profissional de vocês. A partir de hoje vocês se revestem de uma grande responsabilidade, que é poder de apresentar uma petição ao Poder Judiciário e o Poder Judiciário está obrigado a fundamentadamente responder a sua petição. Isso numa perspectiva de democracia é um poder muito grande, podemos mudar vidas. Sem o advogado, sem a advogada, não se maneja a Justiça sem a presença da advocacia. Sejam bem-vindos. Participem das atividades desta casa”, afirmou.

CAASE e ESA

A tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Silvânia dos Santos, saudou a todos e convidou os novos advogados a conhecer a entidade, que é braço social da OAB/SE. Durante a explanação, Silvânia falou sobre os benefícios e convênios da CAASE. “Estamos aguardando vocês de braços abertos para apresentar toda a nossa rede de conveniados. Sejam bem-vindos!”, ressaltou.

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento, também deu as boas vindas aos novos advogados e advogadas e falou sobre as atividades desenvolvidas pela ESA. Ele afirmou que nas falas do advogado José Garcez e na do secretário-geral do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Raphael Goes Carvalho Oliveira houve um ponto de convergência, o de que jamais o advogado deve deixar de se qualificar, de estudar de ler e se preparar para o tão nobre exercício advocacia.

“A advocacia não é apenas uma profissão, um múnus particular, privado, mas um múnus público. A advocacia é indispensável à administração da justiça nos termos da Constituição Federal. E aquele profissional que se qualifica, que é capacitado, que melhor recebe o seu cliente, que tem a exata noção do dever da sua missão poderá entregar uma prestação ao seu cliente e a sociedade muito melhor. E é para isto que a ESA, que é o braço cultural e educacional da OAB existe, a nossa missão não é outra do que trazer o que há de melhor em termos de capacitação acadêmica e qualificação profissional para a advocacia sergipana. Em 2019 promovemos 89 cursos presenciais e telepresenciais com quase seis mil inscritos certificados. Convido a todos vocês a conhecerem a ESA. É uma satisfação enorme tê-los aqui. Sejam bem-vindos!”, afirmou.

Comissões

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Robson Barros, falou sobre a importância da participação dos jovens nas comissões. “A OAB é a instituição de maior confiabilidade do País, se orgulhem disso, façam parte dela. Vocês são a própria OAB, cada um de vocês representa esta instituição e juntos nós somos fortes. Quero reafirmar o quanto a OAB/SE com as suas mais de 50 comissões estão todas de braços abertos para recebê-los e que vocês ingressem, participem das comissões. Como bem pontuou o colega Raphael aqui vocês vão aprender muito sobre a advocacia e sobre a vida. Saúdo a todos, sejam todos muito bem-vindos!”, declarou.

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, destacou a importância do jovem advogado. “Reconhecendo esse novo momento da jovem advocacia a OAB já tinha uma comissão da Jovem Advocacia e criou em 2018 o Conselho Estadual da Jovem Advocacia. “Esse Conselho se reúne neste Plenário para discutir os interesses da jovem advocacia e que muitas vezes reflete na advocacia como um todo. Foi através da luta da Jovem Advocacia que conseguimos a aprovação da Lei Estadual do Piso Salarial. Tivemos essa conquista e estamos dando passos mais avançados. Ano passado, conseguimos estabelecer uma campanha pelo respeito ao piso salarial que foi reverberada em todos os fóruns de Aracaju e do interior do Estado. “Estaremos ao lado de todos vocês para dizer que não permita que nenhuma prerrogativa seja violada. Parabéns, sejam bem-vindos e muito sucesso!”, afirmou.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, parabenizou a todos os jovens advogados e ressaltou a importância do exame de ordem. “Que todos vocês sejam defensores do exame de ordem. Em todas as entregas de carteiras que fazemos aos novos advogados ressaltamos a importância do exame. No ano passado, acompanhei o nosso presidente, Inácio Krauss, em uma visita a bancada sergipana, em Brasília, para solicitar que todos encampassem a luta pela manutenção do exame de ordem. Sejam muito bem-vindos!”, ressaltou.

 Novos advogados

A advogada Érica Cristina de Almeida Spindola foi à juramentista da turma. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

O advogado Filadelfo Barreto fez a saudação em nome da turma e ratificou em seu discurso o juramento. “Com imenso prazer que eu saúdo a todos aqui presentes, dou as boas-vindas aos novos advogados os quais alguns tive o prazer de estudar. Sabemos como foi difícil e árdua essa caminhada como também parabenizo a todos os familiares porque o sonho não é só da gente, mas de todos que vivem com a gente e fazem o compromisso diariamente. É por isso que venho aqui e saúdo a todos os presentes”, revelou.

Referência na advocacia do Sertão Sergipano, José Augusto de Oliveira disse sentir uma felicidade inigualável em poder participar da solenidade em que seu filho recebe a carteira da OAB. “Atuo há 33 anos no Direito e deixo aqui meu recado aos jovens que receberam a carteira hoje: sejam fortes, sejam humildes e nunca percam a esperança. Eu espero que todos tenham menos dificuldades do que eu, pois a nossa profissão é muito árdua mas também muito gratificante”.

A mais nova advogada a receber a carteira, Juliane Tavares disse estar muito feliz em fazer parte do time de advogados sergipanos. “Vou exercer a advocacia em prol da cidadania”, disse.

Presenças

Também compareceram a solenidade, a vice-diretora da ESA, Silvana Farias Cruz e a presidente da Comissão OAB vai à Escola e à Faculdade, Renata Prado Menighin.