OAB/SE participa da Oficina de Checagem Lupa promovida pelo TRE/SE

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direito Eleitoral, participou no último dia 15 de maio, através de videoconferência do evento Democracia Digital – Eleições 2020. Realizado em dois turnos, o evento contou com um Talk Show na parte da manhã e uma Oficina de Checagem pela tarde, promovida pela agência Lupa.

O evento, que contou com a participação do presidente do TRE-SE, José dos Anjos, da vice-presidente e corregedora, Iolanda Santos Guimarães, de magistrados, membros do Ministério Público, do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Jefferson Feitoza de Carvalho Filho, de advogados, jornalistas e servidores, tanto dos cartórios como da sede do Tribunal; discutiu os desafios de combater a desinformação.

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Jefferson Feitoza, destacou a importância do evento, que reuniu grande número de integrantes da Comissão. Segundo ele,  neste ano, a OAB promoverá diversos eventos relacionados ao combate à desinformação. “É preciso munir o cidadão das ferramentas necessárias para que ele saiba como se portar nas redes sociais e eventos dessa natureza são importantíssimos”, declarou.

O presidente do TRE-SE, José dos Anjos, ressaltou que o TRE-SE teve a honra e a satisfação de, em meio à pandemia, estar envolvido em um evento como o Democracia Digital, que representou ações alinhadas às diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TRE-SE) e aos interesses da sociedade brasileira. “O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e a Escola Judiciária juntam-se à imprensa e a outros órgãos no sentido de que cheguem ao cidadão informações autênticas. Assim, combate-se a desinformação. Com este encontro, certamente, vamos aprimorar o uso de ferramentas tecnológicas para que se minimize bastante a questão das notícias falsas”, ressaltou o desembargador.