OAB/SE realiza primeira posse virtual de integrantes de comissões temáticas e especiais da Seccional

Ante a necessidade de isolamento e distanciamento social, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou nessa terça-feira, 9, a primeira posse virtual de advogados e advogadas em comissões especiais e temáticas da Seccional. Cerca de 80 advogados foram empossados.

No uso de suas atribuições, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, deu posse aos integrantes, que afirmaram o compromisso de contribuir para a promoção dos atributos institucionais da Ordem. Na ocasião, Inácio relembrou e destacou a importância da atuação das comissões.

“Embora o período pandêmico, as comissões permanecem atuando nas mais diversas ações. É esse trabalho que esperamos delas. É um trabalho voluntário e de grande responsabilidade. Atuamos não só para a advocacia, como também para a sociedade”, pontuou o presidente.

Igualdade Racial

O momento foi marcado pela posse da Comissão de Igualdade Racial, presidida pela advogada negra, Monalisa Dijean, e composta por mais de 30 integrantes pretos. Para ela, a posse é um marco histórico em prol da defesa e valorização da advocacia e população negra sergipana.

“O sentimento é de avanço junto a OAB/SE, baluarte na defesa da Constituição Federal, e que, em um grande passo, hoje legitima a Comissão. Nossas missões serão debater, representar, difundir e capacitar, sobretudo promover a igualdade de oportunidades”, afirma Monalisa.

“Essa igualdade passa pela consciência dos direitos, nosso maior objetivo. Hoje é um momento bem importante e de grande avanço. Queremos conscientizar a advocacia e a sociedade, principalmente neste momento de grandes ataques que a população negra está sofrendo”.

A presidente foi a responsável por fazer a saudação aos novos integrantes empossados nas diversas comissões da OAB. Monalisa pontuou a imprescindibilidade da atuação dos grupos auxiliares, ressaltando como exemplo o trabalho afinco da Comissão de Direitos Humanos.

O presidente da Comissão, Robson Barros, falou sobre os desafios que impõem o período de pandemia e destacou a responsabilidade das comissões – fundamentais para o exercício das funções institucionais. Robson afirmou o momento como um motivo de grande orgulho.

“Fico muito feliz pela criação dessa Comissão. Com muito orgulho e felicidade vejo colegas se engajando dentro do sistema OAB. Aos novos integrantes, entrem com o coração aberto para contribuir com a advocacia e a sociedade. Atuamos da hora que acordamos até irmos dormir. Todos nós respiramos direitos humanos. Vamos à luta. Parados não mudaremos nada”.

Turismo

A Comissão de Turismo da OAB/SE também foi instituída na ocasião. O grupo será presidido pelo advogado, Ítalo Andrade Ferreira, que já atua na área sendo também representante da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no Estado.

“Percebi que havia necessidade de uma comissão na OAB/SE sobre o tema, com intuito de debater inúmeros assuntos afetos ao campo jurídico e à atividade econômica do turismo. Pretendemos realizar e participar de seminários e congressos a fim de aperfeiçoamento”, diz.

“Além disso, apresentaremos propostas de Projetos de Lei nas câmaras municipais e na Assembleia Legislativa do Estado, bem como teremos artigos publicados”, garante Ítalo.

Missão social

Carlos Zuzarte foi um dos advogados empossados na oportunidade e, a partir de hoje, compõe a Comissão de Igualdade Racial. “É um sentimento de prestígio imenso em saber que a OAB/SE mais uma vez está disposta a levantar uma bandeira de luta tão marcante para a causa preta”.

“Nós, que estamos nas linhas de frente desse combate há anos, nos sentimos vitoriosos. Eu, por exemplo, desde o movimento estudantil venho lutando por melhorias na vida de um povo esquecido por anos e que atualmente convive com muita desigualdade e descaso”, conta.

“Fazer parte desta Comissão, por todo respeito social que impõe a OAB e por todas conquistas de valores históricos, nos proporciona fazer muito mais e com mais responsabilidade social. Assim, também inspiramos outros jovens pretos e pretas a estarem encampado essa luta”.

Para Carlos, a OAB/SE serve como um instrumento de transformação social, fazendo com que olhos de representação social, possam ser voltados para a causa preta, que eles possam modelar para melhorar vidas que hoje se encontram em vulnerabilidade social.

Responsabilidade

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa, ressaltou a missão das comissões de auxiliar a Diretoria e o Conselho Seccional para o cumprimento dos papéis institucionais da entidade. “Temos essa missão e precisamos estar atentos a isto”.

“Temos um trabalho também externo e precisamos ter conosco o que prevê o artigo 44 do Estatuto da OAB: ‘cabe à entidade defender os direitos humanos, a Constituição e a boa aplicação das leis. Precisamos estar atentos a isto e é fundamental um trabalho coletivo”.

A conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Goldhar, foi uma das advogadas empossadas na ocasião. A advogada está compondo a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que tem atuado em diversos âmbitos, em prol da equidade de gênero dentro e fora da OAB.

“Para mim, a posse consagra um caminho profissional em busca de maior autonomia para a mulher, sobretudo para a mulher advogada. Esse momento consagra um caminho que já trilho em busca de empoderamento, validação, talento e vocação feminina para advocacia”, disse.

A nova integrante defendeu a necessidade de trilhar um caminho repleto por mais sensibilidade e humanidade. “Acredito que a mulher já tem isso latente. Fico muito feliz em participar desse grupo liderado por Adélia Pessoa, uma referência para todas nós”, finalizou.